Publicitário e jornalista, José Oliva é sócio coordenador de criação da Nova Comunicação (www.novacombrasil.com.br). Formado pela Universidade Federal do Paraná, em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing Avançado, pelo Centro de Desenvolvimento Empresarial da Faculdade de Administração e Economia do Paraná – FAE, José Oliva iniciou suas atividades em comunicação antes mesmo de sua formatura, na UFPr.
Tempos da pizzaria mafiosa
Primeiro atendendo a um classificado em busca de estagiários, em 1972, o que o levou, por sorte, a cuidar de criação, atendimento e produção eletrônica num estúdio de nome DPM, que ficava na Cândido Lopes, edifício sobre a matriz da Calçados Mendes. Ali teve a oportunidade de produzir seus primeiros trabalhos – comerciais gravados com slides no Canal 12 a partir de fotos produzidas com Utrabo Fotografias, para Interiores e Decorações Universal. Mas foi uma série de spots produzidos para uma pizzaria – Casa Nostra, ainda ali, na DPM que acabou abrindo portas para o começo profissional. Por causa dos spots, que inclusive foram ironizados em anúncio da então PAZ que fazia menção a uma certa pizzaria mafiosa, foi convidado por Maurício Távora a continuar atuando em criação e texto na então Soma Propaganda, antes de ela se transformar em Opus.
Convivendo com feras como Maurício Távora
São dessa época, comerciais criados para a Caderneta de Poupança Banestado, em filmes então dirigidos por nada mais nada mesmos que Sílvio Back. Ao mesmo tempo em que cuidava de redação, nessa época ensaiou os primeiros jingles – para Café Damasco e Katia M. Garelli, a moto companheira. Logo depois, vem um período de atuação em jornal, ainda na faculdade, quando foi convidado pelo professor Danilo Cortes a ter lições práticas atuando primeiro na revisão, depois na redação de O Diário do Paraná. Logo depois no jornalismo da TV Iguaçu e, no final da faculdade, no Jornal a Voz do Paraná, com o professor Aroldo Murá.
Marumby pessoal!
Após a formatura, em 1975, veio a atuação na Equipe Propaganda e Divulpar Propaganda quando, simultaneamente, pode começar a cuidar do setor de propaganda do Magazin Avenida. A partir de 1978 passa a atuar em conjunto com a Visual Publicitários, de Jubal e Cláudia Dohms, no atendimento ao Magazin Avenida e outros, quando teve também a oportunidade de conquistar os primeiros prêmios publicitários, entre eles o do filme “Tchic-Thic Marumby, produzido pelo Sir Laboratório, que fazia menção a um antigo filme publicitário do Café, o qual foi parodiado por intermédio de um trem construído com xícaras de café e uma locomotiva que era o pacote de Café Marumby com chaminé soltando fumaça do café quentinho. Da Visual Publicitários, José Oliva passou para um bom período de experiência, fazendo criação em parceria com Luiz Cesar Bellenda e redação na PA Publicidade, dirigida Kaiser Braga Carneiro, que cuidava da comunicação dos supermercados da rede Pão de Açúcar – Jumbo e Extra, no Paraná.
Aprendendo a ser agência
Depois da PA, veio um feliz período atuando na Opus Propaganda a convite de José Dionísio Rodrigues, onde fez dupla com Celso Olívio Niespodzinski. Época de bons trabalhos e prêmios que prepararam o amadurecimento de José Oliva para um período de free lancer até criar sua primeira empresa. Como free lancer, foram bons anos de criação e premiações junto à Complan Propaganda, de João Prado Vermelho, à Mídia Propaganda, de Noazir Arriola e Luiz Carlos Muller, e Jips, de Júlia Santiago, para quem conquistou o primeiro Profissionais do Ano.
Em 1991, participa do projeto O&Z Propaganda que nasce atendendo o Grupo de Ensino Opet e permanece por sete anos. Em 1993 vira O&Z Segmento até se tornar, em 1998, Nova Comunicação. Ainda em 1994, foi professor de criação no curso de publicidade e propaganda do Centro Europeu, época de uma bem-sucedida experiência que levou os alunos a não só trabalharem no desenvolvimento de uma campanha real para o Banco de Sangue do HC, que se tornou Biobanco, como também serem premiados no Colunistas Paraná, em campanha comunitária.
Os Prêmios da Nova Comunicação
Trabalhar com Olga Vollrath Oliva, sócia que veio de sua boa vivência na Umuarama Publicidade, foi o primeiro prêmio. Ela quem deu organização para o período de crescimento que veio a seguir. Deste período, o atendimento à BS Colway Pneus, com quem conquistou importantes premiações – Áster em Comunicação pelo Grupo Espanhol ESIC e o top de Marketing da ADVB, entre outros, além de conferir o efetivo crescimento da imagem da marca BS Colway que foi considerada, em 2005, em pesquisa independente, do Ibope, como uma das marcas de confiança do consumidor brasileiro.
Caixinhas de Atitude
Para atender a ações de comunicação interna em empresas de diversos segmentos, criou as Caixinhas de Atitude (www.caixinhadeatitude.com.br), em 1998, produto que continua presente em ações de RH e Marketing das empresas, e em escolas onde são utilizadas como ferramenta pedagógica. Em 2014, as Caixinhas de Atitude foram utilizadas como instrumento de mobilização em campanha de cidadania do Jornal a Gazeta do Povo, distinguida em premiação internacional, em N.York.
Comments 1
Pingback: 'Pessoas são Músicas'. Apoie essa causa