Maria Inês Pierin Borges da Silveira (2015) Administração – Lapa – Paraná

Nasceu na Lapa, filha de João Pierin e Iolanda Hirt Pierin. É casada com o médico, político e empresário Luís Carlos Borges da Silveira com quem teve três filhos: Luís Carlos Filho, Valéria  e Leandro . É formada em História da Arte com Especialização em Decoração de Interiores e Especialização em Cerimonial e Marketing Avançado.

Atua como Consultora de Etiqueta Social, Corporativa Internacional e Cerimonial Público e Privado, Presidente da Academia de Cultura de Curitiba-ACCUR, Presidente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa, Presidente de Cultura e Educação da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas, Diretora da MBS Empreendimentos e é proprietária do Hotel Pousada da Lapa e Hotel Tropeiro da Lapa.

Profere palestra de Etiqueta Corporativa por todo o Brasil e na Fundação Getúlio Vargas. Foi coordenadora de etiqueta CORPORATIVA DO Centro Europeu.

Também presidiu a Associação de Mulheres de Negócios de Curitiba – BPW (2001 -2002 e 2009-2010). Possui 2 (dois) livros publicados: “Viver com Elegância não é difícil” prefaciado pela Sua Alteza Real Sixty Henry de Bourbon Parme, que trata-se de um manual de etiqueta e comportamento com relatos de experiência em viagens e solenidades, e “Lapa, Tropas e Tropeiros: Caminhos da História”, que retrata a história da Lapa enfocando o Tropeirismo, a Revolução Federalista, o Centro Histórico da Lapa, a economia da cidade, suas tradições, peculariedades, misticismo, ecoturismo, procurando valorizar suas belezas.

É membro da Academia de Cultura de Curitiba, da Academia de Letras de Pato Branco e do Centro de Letras de Pontal do Sul – Pr.

É uma personalidade de destaque da sociedade paranaense, pelo seu dinamismo, trabalho, classe e elegância. Através de seu empenho colaborou junto aos integrantes do IHCL pela restauração pelo IPHAN da Matriz de Santo Antônio da Lapa.

Entre suas realizações podemos citar: o 1º Salão de Artes Visuais da Lapa que é uma Mostra da Arte de artistas paranaenses, o 1º Concurso Pintando sua Cidade, Oficinas de Cerâmica e Pintura que ocorreu durante o 1º Salão de Artes Visuais da Lapa e Álbum de Figurinhas: A Lapa em suas  Mãos.

É responsável pelas Festa de Etnias realizadas na Lapa: Festa em homenagem aos Pioneiros da cidade da Lapa Histórica.

1ª Festa das Etnias – homenagem aos italianos.

2ª Festa das Etnias – homenagem aos árabes.

3ª Festa das Etnias – homenagem aos poloneses.

Maria Inês Pierin Borges da Silveira foi responsável pela reativação da Associação Literária Lapeana em 21 de novembro de 2003.

Foi idealizadora do Festival de Cinema da Lapa, com exibição de curtas e longas metragens de filmes rodados na Lapa e em outras cidades do Brasil. Durante estes festivais atores e atrizes foram homenageados com o Troféu Tropeiro, entre eles: Paulo Beti, Leona Cavalli, Letícia Sabatella, Luís Mello, Ari Fontoura, Isadora Ribeiro, Cristina Pereira, Selton Melo, Alexandre Nero, Lala Schenaider.

Foi também responsável pela criação do Troféu Comenda Tropeira para homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade da Lapa. Receberam o troféu Dr. Francisco Cunha Pereira – RPC-TV, Osíris Stenguel Guimarães – Acervo de Armas ao Museu da Lapa, Alípio Leal Neto – Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Dieter Brepohl – Diretor e Presidente do Spa Lapinha, Emanoel Bosch – empresário, Suzana Gorninski – Presidente da Associação Comercial da Lapa e Rosa Mazur – Proprietária da Panificadora Zeni da Lapa.

Em sua atuação filantrópica como Presidente da Cultura e Educação da Associação dos Amigos do Hospital das Clínicas organizou atendimento de recreação por dez anos para crianças da ala pediátrica do hospital no Natal, Páscoa e Dia das Crianças e também ajudou na arrecadação de recursos para manter vários departamentos do hospital.

Através da sua atuação na área filantrópica, cultural e empresarial recebeu homenagens, troféus, diplomas, medalhas, títulos, certificados, comendas e votos de louvor e congratulações entre elas:

*Personalidade Feminina do Paraná (Gazeta do Povo)

*Prêmio Destaque em Filantropia (Brasília – 1990)

*Destaque Empresarial Brasil 500 Anos (Consulado Luso-Brasileiro)

*Personalidade Notável do Século XX – em solenidade alusiva aos 305 anos de Curitiba.

*Troféu Mulher Executiva de Sucesso (SENAP- 2006, 2008, 2009, 2010)

*Destaque Feminino (Fundazione Itália)

*Destaque Filantrópico (Festa das Nações – Brasília – DF)

*Destaque Março Mulher (Brasília – DF)

*Troféu Destaque Feminino durante o Fórum de Mulheres no Mercosul (Belo Horizonte – MG)

*Destaque Empresarial e Cultural Dia Internacional da Mulher BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba).

*Mulher Destaque 2004 (Troféu Soroptimista Internacional) – Concedido pelo Club Soroptimist Internacional of the Américas.

* Homenagem da Academia de Letras de Pato Branco por fundar a Associação Materno-Infantil da cidade e presidir por 6 anos.

*Título de Cidadã Honorária de Curitiba pelos relevantes trabalhos na área filantrópica, cultural e empresarial – Proposição do Vereador de Curitiba – Sabino Picolo (novembro de 2005)

*Troféu Taborda França (Rotary Internacional) pela relevante pesquisa histórica que deu origem ao livro Lapa – Tropas e Tropeiros.

*Troféu Projeto de Sucesso pela idealização e execução da Cartilha Ecológica, através da comissão de Meio Ambiente da BPW, por ocasião da Convenção Nacional das Associações de Mulheres de Negócios do Brasil em Bonito – Mato Grosso do Sul.

*Homenagem da Câmara Municipal de Curitiba pelos relevantes serviços prestados em prol da Comunidade Paranaense, através da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas.

* Diploma de Honra pelos notáveis serviços a comunidade nacional, concedido pela Casa do Candango – Barraca do Paraná – Entidade Nacional de Utilidade Pública ( junho de 1987).

*Diploma de Honra ao Mérito por liderem filantropia e elegância concedido pelo SENAP (Serviço Nacional de Pesquisas e Opinião Pública (Curitiba dezembro de 2009).

* Certificado de Membro Honorário da Academia de Letras e Artes de Pato Branco

*Certificado de Vice-Presidente da Associação de Proteção à Maternidade e a Infância SAZA LATES.

*Comenda 13 de Junho da Histórica cidade da Lapa pelo trabalho a frente do Instituto Histórico e Cultural da Lapa.

*Votos de Louvor e Congratulações da Câmara Municipal de Curitiba, pelo lançamento do Livro – Tropas e Tropeiros; Caminhos da História.

*Votos de Louvor e Congratulações da Câmara Municipal de Curitiba e Assembléia Legislativa do Estado do Paraná pelos relevantes trabalhos prestados à comunidade paranaense através da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba.

* Personalidade Empreeendedora do Paraná da Associação Empresarial da cidade Industrial de Curitiba (ACIC).

* Promotora da Política Paranaense troféu Secretaria de Justiça e Conselho da Mulher.

* Atualmente ministra cursos de Etiqueta Empresarial e Social e Cerimonial Público e Privado, como também palestras em todo o país.

* Apresentadora do programa “Mais Mulher” NA Rede SAT em Palmas – Tocantins sempre valorizando a Mulher.

* Homenagem da AVEC pela realização do Festival de Cinema da Lapa.

* Foi agraciada com a  Honorifica Ordem da Cultura pela Academia de Cultura de Curitiba

* Troféu Imprensa Brasil- outorgada por Carlos Maranhão

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *