Orlando Azevedo (2016) Comércio – Açores – Portugal

Nasceu em 1949, na Ilha Terceira, Açores/Portugal

Vive no Brasil desde 1963. Formado em Direito.

Dedica-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais, assim como, à criação autoral, em seu estúdio em Curitiba.

Especializado em expedições e projetos de longa duração..

Editor.

Obras em acervo

International Center of Photography , Nova York, Centre Georges Pompidou , Museu Françês de Fotografia/Paris, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro , Museu Afro Brasileiro, São Paulo , Mon – Museu Oscar Niemeyer.,Curitiba.Fototeca de Cuba,Havana.

Várias coleções privadas nacionais e internacionais

Livros publicados

1987 Fitas e Bandeiras Venske

1988 Foz do Iguaçu – Nossa Terra

1994 Jardim de Anões

2002 Coleção Coração do Brasil, três volumes: Homem, Terra e Mito

2002 Iguaçu

2004 Sudarium

2004 Brennand

2008 Expedição Coração do Brasil – Paraná

2912 Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar

2014 Rio Grande/RS

1993 a 1996 Diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba, criou a Bienal Internacional de Fotografia e o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba.

Entre as dezenas curadorias, realizou a I, II e III Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba, e exposição A Revolta, do artista Franz Krajcberg, com mais de um milhão de visitantes durante o ano 1994.

Em 2009 lança o livro Haruo Ohara sobre a obra deste fotógrafo emigrante japonês, pioneiro da cidade de Londrina e agricultor.

Professor de fotografia autoral no curso avançado de fotografia digital na ESPM de Porto Alegre

Publicações

2010 Revista Fotografe Melhor, publicação de Portfolio sôbre a Índia

2010 Revista Inventa,N°7

2009 Revista América, Memorial da América Latina

2007 revista Fotografe Melhor Portfolio “Câmera Ardente”

2006 Revista Fotografe Melhor Portfolio Expedição Coração do Paraná

2006 Revista Fotógraphos N°07 págs 26/31

2005 Revista PhotoMagazine N°5 Págs.22/23

2005 Revista Photos,Portfolio 09 páginas Janeiro

2005 Revista GV Executivo Portfolio Volume 4 Número 1

2003 Revista Fotografe Melhor portfolio com 18 págs.

Revista Cartaz matéria especial

1998 Revista International Photographers

1985 Encyclopèdie Internationale des Photographes, Editions Camera Obscura, Suíça e CD editado, posteriormente, em parceria com a Maison Européenne de la Photographie, 2000.

Dezenas de matérias especiais e entrevistas para jornais e revistas nacionais e internacionais.

Participa de diversas exposições individuais e coletivas

Colabora para inúmeras revistas no Brasil e exterior

Tem integrado júris e comissões de análise de portfólios, proferido palestras e elaborado textos críticos de artistas no Brasil e exterior

Em 1998 foi considerado artista português de destaque no universo das artes visuais residente no Brasil, através do Ministério das Relações Exteriores e Secretaria das Comunidades Portuguesas em Portugal

Em 2003 recebe o Prêmio Talento do Paraná

Em 2005 a Câmara dos Vereadores de Curitiba confere certificado de Honra e Mérito a sua participação na Comunidade Portuguesa em Curitiba e na cultura local.Em 2007 o prêmio cultura e divulgação Cidade de Curitiba.

Em 2007 é um dos três finalistas mundiais no campo das artes de portugueses radicados no exterior.

Em 2010 é convidado pela Embaixada do Brasil em de Sri Lanka através do diplomata Pedro Bório e do Itamaray / Ministério das Relações Exteriores para expor e dar palestras em Colombo (Sri Lanka) e em Mumbai e Delhi (Índia).

2013 Palestra ministra em Lisboa no PhotoBook no LX Factory.

2014 Palestra na Biblioteca Municipal de São Miguel, Ilha de São Miguel / Açores

Expedição Coração do Brasil

Idealizador e coordenador da Expedição Coração do Brasil realizado de abril de 1999 a julho de 2002.
Percorreu todo o território nacional num jeep quando percorreu 70.000km, fotografando o país cujo projeto tem como resultados exposições no Brasil e no exterior, e a publicação dos livros Homem, Terra e Mito, integrando a coleção Coração do Brasil.
A 13 de Setembro de 2005 iniciou a Expedição Coração do Paraná com término em Abril de 2006.
Expedição Coração do Paraná é uma continuação de Coração do Brasil interminável projeto de vida e de documentação do patrimônio humano e natural do país.
Expedição Coração do Paraná resultou num invulgar documento visual com mostra apresentada no MON – Museu Oscar Niemeyer com cerca de 200 imagens processadas e elaboradas museològicamente. Posteriormente lança a edição do livro “Expedição Coração do Brasil – Paraná” obra com 634 páginas em acabamento de luxo, trilingue.
Em Maio de 2011 iniciou a nova expedição do projeto “Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar” quando permaneceu período de doze meses numa embarcação percorrendo toda a região entre Guaraqueçaba no Paraná e Iguape no Estado de São Paulo documentando a cultura caiçara assim como este importante complexo e estuário do Lagamar.

Em Novembro de 2012 lançou a obra Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar junto com mostra em sua Galeria Lux em Curitiba

Em Setembro, Outubro e Novembro de 2014 realiza a Expedição ao arquipélago dos Açores onde documentou seu patrimônio natural e humano percorrendo as nove Ilhas de sua saga. Pretende editar novo livro com o material produzido.

Em 2015 dedica o ano para editar e finalizar Cósmica, Escombros, Mestiço, Outro, Jardim de Anões, Açores, Brasil Pop e Fotografite visando publicação de novos livros e mostras.

Em 2016 apresenta a mostra Ruínas no MUMA – Museu Metropolitano de Arte de Curitiba onde assume seu novo heterônimo Jacob Bensabat para este trabalho e série dentro da diversidade emultiplicidade de sua obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *