Nelson Maculan (Sala Exclusiva) Política – Santana do Parnaíba – São Paulo

Nelson Maculan – Nasceu em Santana da Parnaíba (SP) e veio para o Paraná em 1938, estabelecendo-se em Londrina, onde se destacou como um dos pioneiros e mais empenhados defensores do município.

Advogado, foi chefe do escritório do Instituto Brasileiro do Café – IBC- em Milão, na Itália, destacando-se pela competência e relevantes serviços prestados, o que o levou a presidência do IBC no período de 1963/1964, durante o governo de João Goulart. Lá realizou trabalho elogiado, completando a construção da rede de armazéns da autarquia que havia sido iniciada sob a presidência de Renato Costa Lima, no governo Juscelino Kubitschek. “Com medidas objetivas e inteligentes, a gestão Nelson Maculan possibilitou exportação de 18 milhões de sacas, em 1963, recorde absoluto até então”, lembra o ex-deputado Léo de Almeida Neves, seu correligionário na época.

 Presidente estadual do PTB, Maculan iniciou a carreira política como vereador, foi deputado federal e senador, assumindo na vaga de Abilon de Souza Naves. No Senado, atuou de forma decisiva na elaboração do Estatuto da Terra.

Nelson Maculan quase se elegeu governador do Paraná em 3 de outubro de 1960, concorrendo pelo PTB, com apoio do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto e de figuras expressivas de dissidências da UDN e do PSD. Egresso da prefeitura de Curitiba, Ney Braga (PDC) elegeu-se com 253.552 votos. Maculam obteve 225.589 votos, apenas 26.663 menos do que o vitorioso.

Filiou-se ao antigo MDB, pelo qual se elegeu deputado federal em 1974, com 59.900 votos. Na eleição seguinte aceitou concorrer ao Senado, ao lado dos correligionários José Richa e Enéas Faria. Mas acabou desistindo antes da convenção. Continuou em atividade até recentemente como executivo de empresas do ramo cafeeiro.

Faleceu em 05 de Novembro de 2003.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *