Clodoaldo Guilherme (2016) Comércio – Sorocaba – Paraná

Clodoaldo Guilherme, 62 anos (01.02.54), nascido em Sorocaba e, em Curitiba, desde 1972. Filho de ferroviário e marceneiro de rara sensibilidade (Sr. Flavio) e de uma dona de casa cuja razão de ser eram os filhos(Sra. Pierina), foram eles os responsáveis pela minha base cultural e intelectual.
Saí da cidade que nasci para vestibular na UFP.
Escritor e poeta amador, a produção literária nunca foi publicada. Confecção de diversos materiais técnicos, tanto para áreas de Câmbio/Comércio Exterior como para Finanças, Planejamento Estratégico e Organização Empresarial.
Economista pela Universidade Federal do Paraná e Especialização em Comércio Exterior pelo Instituto Dalton Daemon.
Tentei ser locutor de rádio, a grande paixão há 40 anos atrás, e, não conseguindo, segui buscando realização entre outras áreas. Chegando a Curitiba, antes de conseguir lugar na casa do Estudante Universitário, vivi em pensão e, o primeiro emprego, foi auxiliar de crédito na Hermes Macedo. Posteriormente, fiz teste e fui aprovado para ingressar no Banco Real (carteira de câmbio), lá permanecendo por 9 anos e saindo como Gerente de Câmbio para todo o estado do Paraná. A razão da saída foi o convite para ser Gerente de Câmbio do Banorte, onde permaneci até 1992 e saí como Gerente Regional de todo o sistema para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dali, fui diretor de finanças e administração de empresas de porte e, entre 1990 e 1992, acumulei o cargo de diretor geral da Deboni Corretora de Câmbio e Valores. Entre 1996 e 2001, inseri-me no mercado de revenda de produtos e, paralelamente, atuava como consultor empresarial.
Em 2001, o grande desafio: convite para ser consultor, na China, por 1 mês. De consultor, tornei-me diretor de Finanças, Administração até Comercial na Sunley Fashions LTD. (grupo Paramont) por 6 anos. A base era na China e uma filial na Índia.
Retornando em 2007, montei uma distribuidora de alimentos com foco em panificadoras e produtos naturais, mas, paralelamente, também atuava como consultor. Em 2011, habilitei-me a ser credenciado do SEBRAE e, por opção, abri mão da distribuidora em 2013, com clientes e fornecedores de primeira linha. Aliás, uma das causas foi a chegada da primeira neta e, a minha sócia e esposa, queria assumir a função plena de Avó. Decidimos, então, montar a G2 Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA.-ME. Consultorias, palestras, cursos passaram a ser a razão das atividades profissionais.
Voltando o olhar para trás, não posso deixar de mencionar momentos de realização como instrutor/professor:
1. 9 meses como instrutor de Câmbio e Comércio Exterior em São Paulo para alunos funcionários do Banco Real, qualificando-os para serem gerentes em unidades no exterior;
2. Professor de cursos de graduação na FAE(Associação Franciscana de Ensino) nas cadeiras de Economia Internacional, Moedas & Bancos, Política Econômica Brasileira e Desenvolvimento Econômico;
3. Professor de cursos de pós graduação na FAE(Associação Franciscana de Ensino) nas cadeiras de Política Econômica Brasileira nos cursos de Engenharia Econômica, Recursos Humanos, Finanças e Marketing.

Leitor inveterado, apaixonado por música, pai de 2 filhos e avô de 1 neta que dá sentido à vida.
A vida tem sido boa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *