Claudio José Antunes (2017) Engenharia – Lages – Santa Catarina

Nasci em Lages-SC em dois de novembro de 1935, tendo como os meus pais dr. Irineu Antunes e D. Helena Andrade Antunes. Estando com apenas um ano de idade, meus pais mudaram-se para Curitiba que na ocasião já possuía grande conceito, contando com vários cursos superiores, inclusive com o de medicina.

Éramos seis irmãos, sendo eu o mais novo. Minha irmã mais velha, Maria Aparecida casou-se com engenheiro Julio Cezar de Souza Araujo com quem teve quatro filhos. Na seqüência, Dr. Irineu Antunes Filho, tendo casado com Marisia Camargo, tiveram quatro filhos; Maria do Carmo casou-se com Dr. Reginaldo Lopes tendo quatro filhos; Maria Helena casou-se Dr. Dalci Gubert Gugelmim quatro filhos e Izaura casou-se com Dr. Raul Aberto Dantas tenho três filhos.

Por último eu, Claudio José Antunes, com dois casamentos. O primeiro, com Carmem de Brezezinski no qual tivemos quatro filhos, pela ordem: Margarete, (administradora de empresas) viúva do Dr. Edson Maranhão, teve três filhos, Hilton Filho, Rodrigo e Luis. Denise, formada em letras, casada com Dr. Mauricio Gonn dos Santos, com dois filhos, Luis Felipe e Marina. Claudia, psicóloga casada com engenheiro Marco Aurélio Ziliotto, teve dois filhos, Bruna e Gustavo, Claudio Jose Antunes filho, administrador de empresas, casado com Dra. Gisele Ferreira, têm dois filhos, Liz e Lucas.

No segundo casamento com Cenira Barreto, tivemos uma filha Sabrina, médica pediatra, casada com o Dr. Leandro Matos de Assis com quem tem quatro filhos, Marcelo, Gabriel, Luisa e Sara.

Quando aqui chegamos, meu pai, já muito dedicado à carreira foi contratado para atender duas maternidades, ligando-se a seguir na faculdade de medicina como professor assistente: lá para cá, participou de vários concursos, escreveu várias teses e livros, tendo ganhado rapidamente toda confiança e apreço da comunidade curitibana. Exercia a profissão como um verdadeiro sacerdote. Caso o cliente não tivesse recursos na ocasião da consulta, pagaria quando pudesse sem nenhum problema. Quando nos encontrávamos no litoral, aproximadamente 30 anos atrás, ao ir visitá-lo, queixou-se de uma ardência no estômago. Prontifiquei-me a ir comprar um sedativo o que dispensou de imediato, alegando tratar-se de um princípio de infarto. Levando na brincadeira disse a ele caso fosse verdade, não iria mais disponibilizar de meus hotéis para os transplantados de medula se tratar conforme me pedira desde o início dos transplantes, pois só me davam prejuízos. Aí veio à resposta que guardo até hoje e não canso de repetir por onde vou! ‘’Meu filho o teu lucro não está aqui nessa terra e sim bem acima dela.’’ A lição serviu e até hoje estou hospedando-os com respeito e dedicação.

No que diz respeito à minha infância, mocidade e vida adulta, alguns fatos mereceram destaque. Nos esportes, aos 16 anos fui campeão paranaense de tênis de mesa, e dali para frente por anos seguidos. Outro acontecimento deveras pitoresco por minha parceria de dupla mista com Zilda Arns, num campeonato brasileiro realizado no Rio de Janeiro.

Quanto à minha empresa, Construtora Antunes LTDA, feita em sociedade com minha esposa e pai, proporcionou-me várias conquistas e alegrias, através de inúmeras Incorporações de prédios, residências de luxo, condomínios fechados, prédios públicos, incluindo da policia federal que permaneceu por 35 anos no local, hotéis e apart hotéis, do qual fui introdutor no Brasil em 1978.

Nesta época dourada, eu fui nomeado Diretor do Planejamento do DER, bem como, eleito para vários cargos, tais como: Diretor da Câmara especializada em engenharia civil do CREA, do sindicato da construção civil, do Sindicato dos hotéis bares e restaurantes, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hotéis Paraná) ocasião que pudemos com a colaboração irrestrita do Fecomércio, na pessoa de seu presidente Darci Piana, efetivar o levantamento patrimonial da nossa indústria hoteleira, com vistas ao número de empregos, arrecadação, taxa de ocupação e etc. Vice-presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, fundador e Presidente da ADEMI, (associação dos dirigentes de empresas do mercado imobiliário do Paraná).

Na atualidade, presidente eleito da Federação dos Meios de Hospedagem, Gastronomia e Entretenimentos do Paraná e diretor regional da confederação NACIONAL do Turismo.

Atualmente, estou como gestor, criador e responsável pelo levantamento do maior PARK TEMÁTICO MULTI FACETAL, a ser construído na nossa cidade numa área 1.400 Hm² (75 alqueires). Contendo grande diversidade, hotel padrão internacional com 500 apartamentos duplos, câmara de informática avançada, contando com simuladores (carros aviões e submarinos) devendo contar em seu quadro com professores e pesquisadores altamente capacitados objetivando a instrução e aperfeiçoamento de grupos de alunos e demais interessados, criando com isso novos aplicativos, softwares, startups etc. Outro detalhe importante é que a maioria dos equipamentos do parque (aquáticos, jogos de salão, auditório centro de convenções restaurantes etc.) serão totalmente climatizados através da introdução da energia solar.

Atividades sociais e filantrópicas: procurando sempre, na medida da disponibilidade de tempo, frequentar com alegria e otimismo as reuniões sócio informativas dos melhores clubes da nossa sociedade, incluindo-se aí o Clube Curitibano e o Graciosa Country Clube. Com muita comunicação, espírito de justiça e amizade fui fundador em primeiro plano, do Lions Clube Curitiba Batel e em seguida, do Rotary Clube Curitiba Batel atualmente com mais de 40 anos de atividade. Com destaque desse último clube, salientamos a doação de dois consultórios dentários completos, ao pequeno Cotolengo, com inclusão de serviços profissionais. Também por muitos anos nosso clube forneceu o pão diário à entidade. Felizes nos tornamos também em poder colaborar com Casas de Apoio para crianças portadoras de câncer e paralisia cerebral,

Formação profissional: Sempre querendo me aperfeiçoar cada vez mais, acabei sendo premiado com vários cursos tais como: Escola Superior de Guerra, solo cimento da ABCP e PCA – EUA. Pavimentação CNP Rio de Janeiro. Sismografia de refração EUA. Num concurso que concorreram mais de três mil candidatos, realizado em todo país sobre a tutela da Embratel (1966) e da NEC do Japão, ganhadora da concorrência internacional sagrei-me vencedor, sendo contratado como brasileiro supervisor geral para atuar em nome da NEC do Japão junto a Embratel com vistos à construção do tronco sul de micro-ondas. Em seguida, foi estendido para território nacional com comunicação instantânea (TV e Telefone) ao exterior através da estação satélite de Itaboraí (Niterói).

Honrarias recebidas: Por ter atuado mediante eleição no CREA, por mais de seis anos, recebi em duas oportunidades diplomas de serviços relevantes prestados à Nação, fornecido pela Presidência da República. Engenheiro do Ano em pesquisa do SEMAP. Pelo plenário da Câmara de Vereadores, diploma de Expoente da Grande Curitiba. Ainda do CREA, pelo nosso trabalho profissional proporcionado ao povo do nosso Estado por 50 anos consecutivos sempre com lealdade e justiça, sem nunca sequer ter algum deslize profissional ou de qualquer natureza, Diploma de Honra ao Mérito. Mediante concurso, recebi no ano de 1963, da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Jacarezinho o título de professor catedrático da cadeira mecânica racional.

Trabalhos apresentados em congressos e publicados: A prospecção geológica, complemento indispensável na execução do projeto geométrico e geotécnico de uma rodovia – 2ª RETA – Foz do Iguaçu.
– Supervisão contratada de obras rodoviárias – International Road Federation – Brasília – DF
– Terraços residênciais e Industriais – técnico e execução Munique – Alemanha.

Concluindo, quero deixar aqui meus profundos agradecimentos aos meus pais e demais familiares, colegas e amigos, sem os quais não teria feito tanto em tão pouco tempo. No mais, continuarei trabalhando até Deus permitir. Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *