Lauro Grein Filho (2015) Medicina – Rio Negro – Paraná

Nasceu em Rio Negro no dia 9 de agosto de 1921. Em maio de 1926 veio para Curitiba, fazendo seus estudos primários na escola de Dona Carola e Colégio Bom Jesus. O secundário no Ginásio Paranaense e Colégio Ateneu no qual graduou-se em 1935. Ingressou no pré medico e Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, formando-se em 1943, com prêmio de primeiro lugar em clínica médica.
No ano seguinte transferiu-se para o Rio de Janeiro realizando pós-graduação em cirurgia geral no Hospital Miguel Couto e ginecologia na Santa Casa de Misericórdia. Em 1945 tornou a Curitiba, assumindo, em Castro, por designação do governo estadual, as funções de Diretor do Preventorio Infantil Manoel Ribas, Hospital de Caridade Bom Jesus, Maternidade Sant’Ana e Posto de Higiene.
Em dedicações complementares foi diretor do Castro Jornal e da Rádio Castro, Presidente da Câmara Municipal, do Partido Social Democrático, do Clube União e Progresso e do Caramuru E. Clube. Em 1960, regressou ao Rio de Janeiro, realizando especialização em Otorrinolaringologia na clínica do Professor José Kós. Ao voltar para Curitiba, em 1962, foi designado médico do IPE e, em 12 de janeiro de 1967, eleito presidente da Cruz Vermelha do Paraná, cargo que ocupa ao lado de uma série de atividades científicas literárias e sociais. Fundador e presidente da Academia Paranaense de Medicina, da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, do Centro de Letras do Paraná, do Lions Curitiba Centro e do Clube dos 21 Irmãos Amigos. É presidente da Academia Paranaense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, vice-presidente da Federação das Misericórdias do Paraná (FEMIPA). Cidadão honorário de Curitiba, Castro, Lapa e União Da Vitória. Agraciado com as comendas: Cruz de alta distinção da Cruz Vermelha Brasileira, Gran Cruz de Cavaleiro da Ordem Soberana de Malta, Medalha de Mérito do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Cruz de Mérito Médico e Ciências afins do Instituto Histórico Paranaense de Medicina. Comendador da Honorífica Ordem da Cultura da Academia de Cultura de Curitiba, Comenda Honorífica da Ordem da Filantropia, Mérito ético-profissional do Conselho Regional de Medicina, Medalha de ouro da União Brasileira de Trovadores. Mérito médico, diploma conferido pela Federação Brasileira das Academias de Medicina em Florianópolis. Representante do Brasil em vários Congressos Internacionais da Cruz Vermelha e visitas oficiais a vários países da Europa e América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *