Manoel de Oliveira Franco Sobrinho Nasceu em Curitiba, 11 de janeiro de 1916, foi um advogado, juiz, jornalista, administrador público, político, professor e escritor que atuou na cidade de Curitiba, escrevendo vários livros na área jurídica.
Ingressou em 1932, aos 16 anos, na Universidade Federal do Paraná, seguindo uma vocação intelectual familiar, pois já eram advogados seus tios Manoel de Oliveira Franco, João de Oliveira Franco e seu pai Theodorico de Oliveira Franco, todos registrados no Superior Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Formou-se em 1936, aos 20 anos de idade, e foi eleito orador da turma. Nesse mesmo ano, juntamente com o seu tio Manoel de Oliveira Franco e o primo Adolfo de Oliveira Franco, abriu um escritório de advocacia. Em fevereiro de 1937, foi nomeado serventuário vitalício no cartório do 1° Ofício de Órfãos, Ausentes, Interditos e Provedoria de Curitiba.
Sua atuação como advogado estendeu-se por toda a vida, tendo fundado, com seu filho Manoel Antonio de Oliveira Franco, em 1974, o escritório Oliveira Franco, que devido a associações, tornou-se Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa – Advogados Associados.
No decorrer de sua carreira foi membro do Instituto de Advogados do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi sócio benemérito do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), desde 1988, e do Instituto Nacional do Direito Público, a partir de 1998.
Em 1939 iniciou carreira na área de educação, como professor de Sociologia do Ginásio Paranaense, hoje conhecido como o Colégio Estadual do Paraná.
Faleceu em Curitiba em 17 de julho de 2002.