Claudio Benito Antunes Ribeiro, jornalista. radialista. escritor e compositor.
Com formação em Direito.
Integrante da “Ala de Compositores” da Estação Primeira de Mangueira.
Fundou com Ricardo Cravo Albin e Aramis Millarch a Associação Brasileira de Pesquisadores da MPB no ano de 1975.
Entre os anos de 1980 e 1987, idealizou, coordenou e apresentou diversos projetos e eventos na área musical da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, entre os quais “Arco da Velha”, “Sexta na Praça”, “Festival de Inverno” e “Abre Alas”.
Historiador de MPB e comentarista na área cultural desenvolveu trabalhos no campo do Jornalismo Cultural.
Foi o estruturador e primeiro diretor da “Divisão de Música”, da Secretaria de Estado da Cultura, recebendo do Governador, pelos serviços prestados à Arte e Cultura paranaense, o reconhecimento do “Notório Saber”.
Escreveu para a “Brasil Cultura” e o jornal cultural “Quixote”. Atuou como colunista do jornal “Correio Paranaense”.
A partir de 1980 trabalhou como produtor e apresentador para programas de cultura e MPB da Rádio Educativa, prestando também serviços para diversas outras emissoras, recebendo por anos seguidos o título de “O Comunicador do Ano”, dos jornais “Gazeta do Povo” e “Jornal Diário Popular”.
Atuou como líder da Juventude Socialista, Dirigente da Juventude Comunista, Secretario de Agitação e Propaganda, Secretario Geral do PCB e Secretario de Estado. Foi coordenador da luta pela Anistia, pela redemocratização do país, sendo apresentador oficial da Campanha Pelas Diretas.
Coordenou, compôs sambas de enredo e apresentou por mais de 20 anos o Carnaval de Curitiba, sendo autor livro “Samba e resiste quem pode – Historia do carnaval curitibano”.
Foi Presidente da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Curitiba.
Homenageado com Comenda “Amigo da Cultura” nos seguintes Municípios do Paraná: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre, Roncador, Terra Boa, Ubiratã, Chopinzinho, Maringá (UEM) e Londrina.
Em 2002 ocupou o cargo de Presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) do Paraná.
Participou do “Fórum Nacional de Música”, sendo coordenador do “Fórum da Música do Paraná”.
Um dos pioneiros da web-rádio no Brasil, em 2005 idealizou e dirigiu o site www.brasilcultura.com.br.