Wilson Martins (TV UFPR) Jornalismo – São Paulo – São Paulo

Wilson Martins (São Paulo, 3 de março de 1921 — Curitiba, 30 de janeiro de 2010) foi um magistrado, professor, escritor, jornalista, historiador e crítico literário brasileiro e autor da coleção monumental ‘História da Inteligência Brasileira’.

Com apenas 16 anos de idade, Wilson já era revisor no Jornal Gazeta do Povo como prestador de serviço, sendo contratado somente em 1945 como funcionário do jornal. Formou-se em Direito, mas após concluir um curso de especialização literária em Paris, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura, como professor e crítico. Ministrou aulas na Universidade Federal do Paraná – UFPR, e durante anos foi professor de Literatura Brasileira na New York University, aposentando-se deste cargo em 1992, quando foi homenageado com o título de Professor Emérito.

Escritor respeitado, é autor da monumental obra em sete volumes História da Inteligência Brasileira; escreveu também A ideia modernista, Crítica literária no Brasil e A palavra escrita, entre outros.

Foi durante 25 anos crítico literário de O Estado de S. Paulo e também do Jornal do Brasil. Foi colunista da Gazeta do Povo e do O Globo.

Recebeu prêmios como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por duas vezes, por volumes do livro “História da Inteligência Brasileira”, e o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2002, pelo conjunto de sua obra.

Wilson Martins também foi um dos primeiros locutores da Rádio Clube Paranaense, nos anos de 1930 e 1940

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *