Lylian Betty Tamplin Vargas (2016) Administração – Curitiba – Paraná

Nascida em Curitiba, precisamente no bairro Água Verde, descendente de diversas etnias europeias, principalmente inglesa.

Sou filha de um dentista e uma pianista. Também aprendi cedo a tocar piano e assim, como a minha mãe, abri um Conservatório Musical.

Participei ativamente da Comunidade Evangélica Batista, na qual meu pai, além de ajudar a construir algumas igrejas, nos bairros de Curitiba, tinha a minha mãe que tocava órgão nos cultos.

Fiz o curso primário no Colégio Lysimaco Ferreira da Costa e após me transferi para o Instituto de Educação onde conclui o ginásio. No científico, fui para o Colégio Estadual do Paraná e encerrei o terceiro ano no Sagrado Coração de Jesus.

O passo seguinte seria a Universidade, mas aos 17 anos meu destino mudou ao conhecer meu futuro marido e em menos de seis meses de namoro e noivado, me casei em dezembro de 1959. Portanto, meu sonho de cursar uma faculdade foi postergado.

Casei-me com o advogado, político e escritor, Tulio Vargas, filho do Deputado Rivadavia Vargas e bisneto do Sertanista Telêmaco Borba. Fui residir na cidade de Maringá, onde meu marido atuava como advogado renomado na região e abri o primeiro Conservatório de Música. Lá mesmo, em Maringá, na época, nasceram meus dois filhos, Liliana e Marco Tulio.

Em 1962, quando meu marido se elegeu Deputado Estadual, inclusive com minha participação, pois atuei ativamente em sua campanha. Retornei a Curitiba o acompanhando, pois ele trabalhava na Assembleia Legislativa do Paraná. Seu espírito empreendedor sempre esteve presente no seu DNA e na época, em Curitiba, adentrei na área do comércio de roupas. Abri com uma amiga, uma das primeiras boutiques de Curitiba, “A Roca”. Estava constantemente em São Paulo, para trazer o que era de melhor para as clientes curitibanas.

Depois de dois mandatos como Deputado Estadual, meu marido se elegeu Deputado Federal e, como não podia deixar de ser, o acompanhei e me mudei para a Capital Federal. Outra vez, abri novo negócio, na área da gastronomia. Na época, inovei o serviço de lanches, lancei o Trucks (Fast Food) com uma amiga e pela primeira vez em Brasília, os clientes eram atendidos dentro do carro.

Depois de dois mandatos como Deputado Federal, o meu marido foi chamado a compor o governo do Paraná e de volta a Curitiba, pela segunda vez, eu resolvi trabalhar no ramo publicitário, precisamente na área de produção eletrônica. Minha empresa foi uma das maiores empresas do Brasil, chegou a ter escritórios nas principais capitais e mais de uma centena de funcionários.

Nesta época, paralelamente, ao curso de Economia fiz dois cursos de Pós-Graduação na área de Marketing.

Participei dos intercâmbios Brasil-Peru e Brasil-Uruguai, na área do mercado têxtil e a troca de experiências ofereceu excelentes resultados para as relações comerciais entre dois países.

Fui a primeira presidente da Associação dos Amigos dos Museus Paranaenses, de Arte Contemporânea e de Som e Imagem e ocupei a diretoria dos “Amigos do Hospital de Clínicas”.

Em 1997, ingressei no Shopping Crystal Plaza, como gerente de marketing, a convite da família Tacla, em cujo cargo desenvolvi ações inovadoras direcionadas no setor fashion, de que é exemplo o Crystal Fashion (23º edições), e Gold Fashion reconhecido nacionalmente. Com isso, abri também, espaço para designers de moda.

No campo da responsabilidade social, desenvolvi em Lions Internacional diversos projetos sociais. Fui eleita a “Empresária do Ano”, por três vezes consecutivas, e homenageada no Dia Internacional da Mulher em 1999, através do Conselho Paranaense da Mulher Executiva.

Fui também Presidente da BPW (Business Professional Women) Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba. Fui Coordenadora de Eventos Especiais do Shopping Palladium, onde promovi eventos culturais no campo das artes plásticas, música e literatura.

Enfim, sou uma profissional comprometida, dinâmica e empreendedora, um exemplo de esposa, mãe e avó. Tenho dois filhos, Liliana e Marco Tulio, cinco netos: Juliana, Nilson, Augusto Henrique, Sabrina e Tulio Neto e dois bisnetos Lorenzo e Luca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *