Fausto Pereira Lacerda Filho (2015) Direito – São Paulo Capital

Nasci em São Paulo, capital, no dia 30 de setembro de 1949, filho primogênito de Fausto Pereira de Lacerda e de Lucy Pinheiro de Lacerda. Estudei na primeira turma da Escola Pio XII, onde fiz o primário e o ginásio. Cursei o colegial no Colégio São Luís – (Clássico) e graduou-me em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – São Francisco. Durante o curso, trabalhei como “foca” e redator, no jornal O Estado de São Paulo, e posteriormente, na Panam Propaganda – Casa de Amigos. Fiz estágio na banca Pinheiro Neto, Barros & Freire e, depois, no departamento jurídico do Banco do Estado do Paraná S/A, que acabara de adquirir o Banco Alfomares para expandir-se no mercado financeiro paulista.

Formado, mudei-me para Curitiba, em 1972, buscando as raízes familiares, onde casei, em 16 de março de 1973, com Lenita Bastos de Lacerda. Temos 5 filhos: Fausto Pereira de Lacerda Neto, publicitário; Henrique Bastos de Lacerda, engenheiro florestal; Letícia Bastos de Lacerda, jornalista; Lucila Bastos de Lacerda, professora e Luísa Bastos de Lacerda, fisioterapeuta. Temos 6 netos: Henrique Filho e Helena, respectivamente com 11 e 9 anos; Joana, Clara e Benjamin, com 5, e Olívia, com 1 ano e seis meses.

Após o casamento, prestei concurso e fui aprovado como advogado do Banestado, onde permaneci por 27anos, tendo sido Gerente da Divisão Jurídica do Banco, Consultor Jurídico da Presidência e Diretor de Reestruturação e Privatização, tendo saído 1 ano antes da aquisição do controle acionário pelo Banco Itaú. Concomitantemente, trabalhei e fui sócio da banca AJA – Assessores Jurídicos Associados – Escritório Cleverson Marinho Teixeira e fui consultor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Telefonia – SINTTEL.

Fui professor da então Faculdade de Direito de Curitiba, sendo titular da cadeira de Direito Civil, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como titular da cadeira de Direito Comercial e da Universidade Tuiuti do Paraná, como professor de Direito Civil, e da Universidade Federal do Paraná – UFPR, como assistente e inaugurador do curso noturno.

Sou pós-graduado – Mestrado, na área de Direito Privado, pela primeira turma da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, além de Mestrado na área de “Commercial and Banking Law”, no Centre for Commercial Law Studies – Queen Mary & Westfield College, da Universidade de Londres, como bolsista patrocinado pelo British Council.

Fui sócio da banca Baduy & Lacerda – Advogados Associados e hoje sou sócio do escritório Caporrino & Lacerda – Advogados Associados, desenvolvendo minha carreira na área da advocacia preventiva, consultiva e contenciosa, com conhecimentos genéricos e específicos, com especialização em direito comercial bancário e em delitos financeiros, atuando, ainda, em negociações, fusões e aquisições.

Além da língua materna, tenho domínio pleno de Inglês, Francês e Espanhol.

Publiquei as seguintes obras na área do Direito: “Da Alienação Fiduciária em Garantia” – Carvalho e Pacheco Edições Ltda.; “Da Hipoteca” – Carvalho e Pacheco Edições Ltda.; “Da Fraude contra Credores (Ação Pauliana) – Carvalho Pacheco Edições Ltda. e “Cartões de Crédito: Uma Introdução Crítica ao seu Estudo” – Editora Juruá, minha tese de Mestrado na UFPR, além de vários artigos em revistas especializadas, inclusive do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP, de que sou membro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *