Milton Luiz Pereira (2009) Direito – Itatinga – São Paulo

Milton Luiz Pereira Nascido em Itaginga, estado de São Paulo, em 9 de dezembro de 1932, iniciou sua vida profissional no interior do Paraná, como locutor de auto-falante, mais tarde, como locutor da Rádio Marumby (1953), se notabilizando como o noticiarista do “Repórter Prosdócimo”, boletins diários da Rádio Clube Paranaense, PRB-2.
Filho de José Benedito Pereira e Júlia Pinto Pereira, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, em 1958. Foi Procurador Judicial Municipal e advogado credenciado pela Caixa Econômica Federal da Comarca de Campo Mourão.
Entre 1964 e 1967, foi prefeito de Campo Mourão e em sua administração, o município recebeu o título de “Município Modelo do Paraná”[2] .
Entre o final da década de 1960 até a sua aposentadoria, exerceu diversos cargos na esfera jurídica estadual e federal, como: Juiz Federal Substituto, da 2a Vara da Seção Judiciária do Paraná; Juiz Federal, da 5a Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul; Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (em vários biênios); Ministro do Tribunal Federal de Recursos; Juiz Presidente do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal; Ministro do Superior Tribunal de Justiça (decreto de 1992), entre outros cargos[3] .
Também foi professor catedrático em universidades de Curitiba e Umuarama.
Em 14 de fevereiro de 2014, no segundo aniversário de falecimento do Ministro Milton Pereira e sua esposa Mary, foi fundado o Instituto Milton Luiz Pereira, com a intenção de promover ações e assistência sociais, bem como estudos e iniciativas para o exercício das virtudes e ideais daquele que lhe deu o nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *