Claudete Rufino (2009) Música – Curitiba – Paraná

Soprano lírico, curitibana de nascimento, começou sua vida profissional na Rádio Clube Paranaense onde atuou exclusivamente por 23 anos (1947-1970), sendo eleita a “Rainha do Rádio” (l956-1957) e em 1958 eleita pela “Revista do Rádio”, do Rio de Janeiro, como a melhor cantora do rádio do Paraná. No Governo de Moysés Lupion foi agraciada como uma bolsa de estudos com a renomada professora Cristina Maristany, no Rio de Janeiro. Claudete gravou diversos discos pela RCA-Victor em especial, “Ondas do Iapó” do maestro Bento Mossorunga. Fez grande sucesso em vários programas da Rádio Nacional carioca, a emissora de maior audiência na época do Brasil, inclusive no programa mais popular do pais “Cesar de Alencar”. Se apresentou por mais de 40 cidades do sul além de São Paulo, apresentando-se, com sucesso também em Florianópolis e Porto Alegre. Em Curitiba se apresentou com garbo no Teatro Guaíra e em 1996, no Dia Internacional da Mulher, recebeu o titulo “A Pioneira da Cultura Paranaense”, numa homenagem do Governo do Estado.

Comments 2

  1. Claudete Rufina uma amiga querida conheci no DAEE e foi ela cantou a Ave Maria na Igreja Santa Terezinha na Visc. De Guarapuava no meu casamento em 1967. Todos ficaram maravilhado com sua voz quando cantava.

  2. Certa vez eu a assisti cantando no salão social da sede do Clube Savoi Futebol Club, que havia na esquina das ruas Bento Viana com Brasílio Itiberê, lá pelo ano de 1963, quando eu deveria ter meus 13 anos de idade. Excelente cantora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *