Odebal Bond Carneiro (2016) Engenharia – Curitiba – Paraná

Odebal Bond Carneiro nasceu no dia 22 de novembro de 1925, em Curitiba no Paraná. É casado com Lygia Moura, com quem teve três filhas: Miriam e Magda e Inês.
Formou-se em Pedagogia e Didática na faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, além de ingressar no curso de Química Industrial pela Escola de Química do Instituto de Agronomia Veterinária e Pedagógica. Após terminar o curso de Química Industrial, passou a lecionar no Colégio Cajuru e Escola de Química.
Fundou a firma Bond Carneiro & Cia Ltda, junto de sua família, seu pai e irmão, iniciando o projeto com um laboratório de análise clínicas. No ano seguinte, deu inicio a um novo projeto, montaram uma refinaria de sal, mas que infelizmente tiveram que abandonar, devido ao Rio de Janeiro e o Rio Grande do Norte começar a refinar sal. Depois de quase três anos, decidiram vender produtos de laboratórios de análises clínicas e produtos escolares, fotográficos, entre outros. Alugaram uma loja no centro da Cidade de Curitiba, pois perceberam uma evolução na firma, durante o período que permaneceu em frente à empresa, cursou diferentes cursos para melhorar a administração e condução da firma. Em 1985, as filhas Miriam e Magda assumiram a direção da empresa.
No ano de 1962, durante o governo de Ney Braga, assumiu o Departamento de Estatística, e no ano seguinte foi designado como secretário da Campanha Socorro ao Paraná em Flagelo. Em 1974, integrou o grupo que criou o Centro de Integração Empresa Escola- CIEE, onde ocupava o cargo de secretário. Dirigiu por mais de dez anos o Centro Espírita União e Caridade, em 2012 passou a orientação para o professor Flávio Adalberto Poloni Rizzato.
Além de Engenheiro Químico e professor, Odebal também é escritor, no ano de 2014 lançou o livro “memórias de um Curitibano apaixonado por sua cidade”, ao qual reúne uma coletânea de textos produzidos por ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *