Ocyron Cunha (Personalidades) Educação – Rio do Sul – Santa Catarina

Reitor de 1978 a 1981, Ocyron Cunha era certamente uma pessoa que se podia dizer: “viveu para a UFPR.” Primeiro como estudante nos anos 40, foi líder estudantil do DCE e presidente da Associação dos Professores.

Conhecido por administrar de portas abertas, até o final do seu mandato, era possível vê-lo trabalhando na Fundação da UFPR, onde cumpria religiosamente uma rotina de trabalho.

Eram raras as solenidades a que deixava de comparecer. Sempre foi um dos primeiros a chegar e muito saudado por todos. Desde os tempos da Reitoria era difícil convencer o professor Ocyron a conceder entrevistas. Durante o seu mandato, o jornalista Aramis Milarch, publicou parte do texto do reitor Ocyron quando foi lançado o manual acadêmico e que, na visão do jornalista, mostrava a simplicidade da gestão: “Universitário. Este é o seu guia companheiro. Não o esqueça. Ele não exige mais do que um pequenino gesto de solidariedade. Composto para você, pretende servi-lo até o grande momento de sua graduação. Do seu amigo Ocyron Cunha.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *