Liamir Santos Hauer (2017) Educação – Curitiba – Paraná

Liamir Santos Hauer, escritora, nasceu em Curitiba no dia 9 de fevereiro de 1923, com cinco anos de idade foi morar em Paranaguá onde passou a sua infância, e, aos quinze anos, se casou com o professor, o Dr. Ernani Santiago de Oliveira, advogado, inteligente e de grande cultura, ao lado do qual foi aperfeiçoando e desenvolvendo os seus conhecimentos intelectuais.
Seu esposo, algum tempo depois ingressou na política, paixão que carregou ao lado de Liamir, que o apoiou em várias campanhas eleitorais. Liamir, fez ainda cursos de literatura, arte e história e viagens culturais, onde ela agregou conhecimentos para participar de eventos, como o “Curso de Cultura Teatral” na Biblioteca Pública do Paraná, em 1962, o “1º Seminário de Comunicação do Paraná” do CECOM em 1974, e a “VI Semana de Estudos de História do Paraná” da Fundação Cultural de Curitiba, em 2000, entre tantos outros.
Classificada em concurso para o cargo de escriturária do quadro geral do serviço público do Estado do Paraná, Liamir passou então a atuar na Biblioteca Pública (1961-1973); na Escola de Música e Belas Artes (1973-1975); no Centro Audio-Visual (1975-1977) e na Biblioteca do Colégio Estadual Professor Guido Straube (1977-1984).
Em 1982, foi premiada em concurso de treinamento do Clube Soroptimista Internacional de Curitiba. Embora tivesse escrito livros no passado, somente em 2000, já com 77 anos, é que publicou o primeiro, “O Circo”, em que ela relata memórias de sua vida. O segundo livro foi “O Circo Pegou Fogo”, em 2001, que trata de ocorrências do início do século passado, envolvendo famílias ilustres e fatos considerados escandalosos. Outras obras da escritora foram “Rescaldo”, em 2002, e “P’ra lá de Marraquech, em 2003. Seu mais recente livro é “Do Trapézio para o Mundo”, no qual ela relata suas viagens pelo mundo, descrevendo os detalhes dos lugares e dos episódios que viveu.
Essa rica trajetória de vida torna a escritora Liamir Santos Hauer merecedora de grande homenagem, por representar uma mulher paranaense lutadora e incansável na arte de transmitir às outras pessoas os conhecimentos que possui, com a sabedoria que lhe é peculiar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *