Julio Luis Zaruch (2009) Jornalismo – Curitiba – Paraná

Luiz JÚLIO ZARUCH, paranaense de Curitiba, é filho de Jorge Zaruch e Maria Júlio Zaruch e casado com Tania Mára Giamberardino Zaruch, com quem tem duas filhas: Juliana e Fernanda.
Nascido em 6 de fevereiro de 1946, diplomado em Jornalismo pela UFPR, em 1967, foi repórter, redator e editor dos jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná e diretor de redação do Diário Indústria & Comércio do Paraná e do semanário Curitiba Shopping. Escreve sobre Turismo há 35 anos (revista Quem, jornais Correio de Notícias e Indústria & Comércio, onde também assina uma página semanal de Gastronomia). Em 2005, foi um dos fundadores e diretor de redação da revista Panorama do Turismo, participando na sociedade até 2007.
No âmbito do serviço público, Júlio Zaruch fez carreira na Prefeitura de Curitiba, onde trabalhou durante 35 anos: foi assessor de imprensa dos prefeitos Omar Sabbag, Jaime Lerner (nas três gestões) e Saul Raiz, chefe dos núcleos de Comunicação da Urbs (Urbanização de Curitiba) e da Secretaria de Estado da Administração (gestão Mário Pereira), secretário municipal adjunto de Comunicação Social e diretor de Turismo de Curitiba por oito anos (1993-2000), onde inaugurou a presença da Capital em eventos nacionais e internacionais do setor turístico.
Em 1994, foi o responsável, com sua equipe do Departamento de Turismo (hoje Instituto Municipal de Turismo de Curitiba), pela criação da Linha Turismo, roteiro de ônibus-jardineiras ao longo dos principais pontos de interesse de Curitiba.
Presidiu a Abrajet-PR (regional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), e o Skal Internacional Curitiba, associação global que reúne profissionais de turismo e que tem presença em mais de 90 países, ambos por dois períodos. É vice-presidente da API (Associação Paranaense de Imprensa). Foi, ainda, assessor de imprensa do Crea-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e do Instituto de Engenharia do Paraná; em ambas, criou o jornal da entidade e editou outras publicações.
Júlio Zaruch é co-autor do livro “Do Bonde de Mula ao Ônibus Expresso”; organizador do livro “Cenário Brasil’, do Instituto de Engenharia do Paraná; co-autor, com o ex-reitor Clemente Ivo Juliato, do livro “As Flores do Câmpus”, comemorativo aos 50 anos da PUCPR; autor dos livros “Cássio Bittencourt Macedo – Um construtor de caminhos” e “Instituto de Engenharia do Paraná – Um pioneiro a caminho do centenário”. Desenvolve pesquisa sobre os prefeitos de Curitiba para futura edição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *