José Trindade (2016) Comércio – Bituruna – Paraná

Pelas mãos do barbeiro José Trindade, 78 anos, ou apenas Zé Trindade, como é mais conhecido e prefere ser chamado, passaram as madeixas das cabeças pensantes que comandaram Curitiba e o Paraná nas últimas décadas. Nascido em Bituruna, no Sul do estado, Zé chegou à capital em 1959, trazendo na bagagem apenas os conhecimentos básicos de corte de cabelos que adquiriu em Porto União (SC), primeira cidade por onde passou na juventude, enquanto buscava um rumo para sua vida.

Em pouco tempo, ele se estabeleceu e passou a trabalhar como barbeiro no Salão Santa Maria, que ficava na Praça Zacarias. E foi lá que fez seu primeiro cliente ilustre, um político ainda jovem, chamado Jaime Lerner, de quem Zé se tornou cabeleireiro oficial e amigo próximo, até hoje. Lerner foi inclusive, padrinho em um de seus casamentos.

A tesoura de Zé Trindade se mudou para a Boca Maldita e lá outras personalidades tornaram-se clientes dele – desde médicos, juízes, desembargadores, deputados, prefeitos até governadores. Fazem parte desta seleta lista Ney Braga, Ivo Arzua, Saul Raiz, Paulo Pimentel, Luiz Carlos Martins, o desembargador Tadeu Costa, o médico Carlos Alberto da Veiga Mercer (de quem ganhou a famosa maleta onde leva seus materiais) e o jornalista e ex-diretor da Tribuna Osvaldo Tavares de Mello, entre muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *