José Maria Garcia da Silva (2010) Comércio – Ponta Grossa – Paraná

José Maria Garcia da Silva nasceu em 24 de agosto de 1925, filho de Jordão da Silva e Florentina Garcia da Silva. Teve 13 irmãos fruto de dois casamentos do seu pai Jordão.
Em 1945 José casou-se com Elssi klimeck da Silva e desta união teve 3 filhos:
Marcio, Lucia Helena e Odete. Foram 7 anos de uma feliz união até o falecimento prematuro de Elssi, em 1952.
Casou-se novamente em 1955 com Marília Simas da Silva, e deste feliz matrimônio tiveram 8 filhos: Marinez, Rita de Cassia, José Maria, Cid, Ulisses, Carmen Flora, Gil e Carlos Eduardo. Cinquenta e cinco anos de casamento. Marilia faleceu em 2010.
Aos 13 anos começou a trabalhar na Quitanda do Sr. José onde cuidava da estufa de banana, organizava os demais produtos congêneres disponibilizados à venda e os vendia. Desde cedo agiu com muito dinamismo (profissionalismo), transformando um pequeno negócio num Estabelecimento de grande porte.
Com 14 anos (se) ofereceu-se para trabalhar nas Lojas Pernambucanas onde f(F)oi contratado (e desde então) obte(ve)ndo seu primeiro (o) registro em carteira. La p(P)assou por diversas etapas em sua escalada profissional, de auxiliar de embalagem a auxiliar de gerência, ora conferia a mercadoria, ora embalava as peças de tecidos, fazia pacotes e por último atuou na função de vendedor.
Após, já na maioridade, por incentivo do irmão Domingos, abriu Firma com o irmão Jordão. Deu início a função de viajante no Estado do Paraná, vendendo armarinhos e mais tarde tecidos.
Sua vida profissional foi marcada por muita luta, e, tal como seu pai foi um desbravador. Trabalhou em muitas cidades e localidades no interior do Paraná quando as dificuldades de locomoção com carro era precário difícil e perigoso. E foi neste cenário de imensos desafios que ele moldou seu caráter profissional como homem honesto e íntegro, característica, alías, que o acompanhou por toda a vida.
(Atravessou rios, fez algumas previsões e era conhecido como homem honesto e íntegro. Uma característica que o acompanhou pela sua vida toda.)
Suas estórias tornaram-no um homem lendário; alguns lembravam como um visionário; outros, desbravador; e havia ainda os que o consideravam um profeta.
Certa vez em Foz do Iguaçu, Seu Candido Ferreira o chamou de “Profeta”, pois fez uma previsão que se concretizou.
O compadre Agenor, amigo de muitas aventuras, sempre contava sobre como atravessou a Ponte sob o Rio dos Índios com mais de 25m de altura, que estava quebrada e aos pedaços. Somente um homem com a sua coragem enfrentaria aquela situação. José falava “É Deus que me orienta”.
Como esta, existem infinitas memórias que poderiam ser contadas as quais nos fazem transbordar em emoção e inundam nossos ouvidos de orgulho e satisfação.
(Como estas outras tantas histórias poderiam ser contadas.)
A Firma Silva & Cia era composta por três lojas em Ponta Grossa, uma em Telêmaco Borba, – “Casa dos Tecidos” e três lojas em Curitiba, – “Tecidolândia”. A Firma encerrou as atividades em 1970.
Em 1971 se aposentou pelo INSS.
A família residiu em Ponta Grossa até que janeiro de 1973, quis o destino desafiar a fibra e coragem do Sr José, trazendo todos (até que quando se mudou) para Curitiba.
De empresário de sucesso, um homem na meia idade, viu-se novamente começando do zero, vendendo batatas, livros na Abril Cultural e depois na própria firma que abriu com seu filho mais velho Márcio.
Com a sabedoria de uma vida, pôs seus filhos para trabalhar desde cedo, sendo recompensado com a formação universitária de todos.
(Todos seus filhos, se formaram, e todos começaram a trabalhar desde cedo.)
Completou 90 anos em agosto de 2015, em plena forma: rejuvenescido, saudável, forte, alegre e muito rico, pois tem fé, uma linda família e amigos sinceros, presentes que Deus lhe deu e ele conservou porque entendeu que ali estava o segredo para uma vida longa e feliz.
Sua grande missão foi e é a construção de uma grande família onde ensinou ao longo de sua vida pelas suas efetivas ações o exemplo de “Trabalho e Honradez”. Esta herança é indestrutível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *