João Luiz Fiani de Assis Baptista (2016) Teatro – Palmeira – Paraná

João Luiz Fiani (Palmeira, 8 de setembro de 1963) é um radialista, ator, dramaturgo, produtor e diretor teatral, empresário e político brasileiro.

Iniciou no teatro, aos treze anos de idade, quando participou de um grupo teatral em seu colégio, na cidade do Rio de Janeiro, onde cresceu. Também atuou no grupo teatral do Colégio Estadual do Paraná e especializou-se na área, quando fez o Curso Permanente de Teatro, no Teatro Guaíra.

No início da década de 1990, fundou o Teatro Lala Schneider, sendo o primeiro teatro privado na cidade de Curitiba, inaugurado em 23 de abril de 1994. Além do “Lala Schneider”, é proprietário ou administra teatros, grupos teatrais e cursos, como: Casa de Teatro Edson d’Avila, Cia. Máscaras de Teatro, Metáphora Cia. de Teatro e o Núcleo de Profissionalização Teatral.

Em 1999, ganhou o principal prêmio do teatro paranaense, o Troféu Gralha Azul, como melhor diretor.

No cinema e televisão, participa de novelas, programas e filmes de destaque nacional, entre eles: Roda de Fogo, Meu Bem, Meu Mal, Lua Cheia de Amor, Chico Anysio Show, A Grande Família, Força-Tarefa, Babilônia, na Rede Globo; Domingo de Graça, Mania de Querer, Lupu Limpim Clapla Topo, na Rede Manchete.

Foi radialista em empresas do Sistema Jornal do Brasil e em rádios de Curitiba.

Na vida pública, presidiu o Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas do Paraná e a Associação dos Teatros Particulares do Estado do Paraná e em 2015, foi nomeado Secretário de Estado, na pasta da Secretária de Cultura do Estado do Paraná, na gestão de Beto Richa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *