João De Deus Freitas Neto (1995 TV Educativa) Jornalismo – Curitiba – Paraná

Nasceu em Cuititiba no dia 18 de dezembro de 1922 e foi um dos mais brilhantes jornalistas de sua época e também um destacado jogador da seleção paranaense de basquete.
No jornalismo, João De Deus iniciou a carreira aos 16 anos de idade, trabalhando no Jornal Diário da Tarde, entre outros periódicos que atuou ao longo da sua vida, ou como repórter, redator ou diretor de O Dia, O Estado, O Estado do Paraná, e na sucursal regional de O Globo. Por longos anos foi diretor da Imprensa Oficial do Estado do Paraná e também coordenador do projeto Memória Histórica do Paraná, iniciativa do extinto banco Bamerindus. Freitas Netto foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná .
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1951, exerceu funções na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, implantando o programa de sanitarismo.
Em 1944 foi enviado para a Itália como pracinha da Força Expedicionária Brasileira, sendo ferido em combate. Recebeu as medalhas “Sangue do Brasil”, “Medalha Mérito de Campanha” e a “Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes”, pelo seu desempenho nos campos de batalha, dos quais retornou em meados de 1945.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *