Faruk El Khatib (2009) Comércio – Araçatuba – São Paulo

Nascido em 1946 em Araçatuba, no Estado de São Paulo. De 1949 a 1951 morou em Beirute, no Líbano. Em 1952 mudou-se para São Paulo capital e, em 1953 chegou a Curitiba, cidade em que reside com sua família até a presente data.

Em 1973 formou-se em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná. É Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1976, fez o curso empresarial avançado (Advance Manegement) na University of Southern Califórnia.

Em 1966 trabalhou com seu pai Said El-Khatib na Garantia Cultural, distribuidora de livros. Em 1967, com seu pai e o irmão Faissal El-Khatib fundou a Grafipar. A editora lançou livros como “A Civilização Árabe” de Gustavo Lebon e grandes sucessos da época como a “História do Paraná”, “História de Santa Catarina” e “Dicionário da Língua Portuguesa”, todos coordenados e produzidos por seu irmão Faissal. Na sequência criou a Distribuidora Grafipar dirigida por sua irmã Selma El-Khatib.

Em 1975 criou a primeira revista de bordo da Varig, a Passarola e, em 1976 lançou a Peteca. Nos anos seguintes, editou mais de 40 títulos de histórias em quadrinhos produzidas exclusivamente por artistas brasileiros, além de revistas e livros para o público infantojuvenil e adulto. De 1979 a 1984 foi proprietário do jornal Correio de Notícias. Foi diretor da Rádio Estadual no governo de José Richa, data em que a rádio alcançou a 6º posição entre emissoras AM. Criou a Rede Estadual de Notícias com mais de 80 rádios do interior e recuperou para o Estado a frequência FM. Deu início a criação da TV Educativa do Paraná.

Idealizou e concretizou a revista infantil Melissa e seus amigos com histórias em quadrinhos onde a criança podia escolher o final. Em 1982 lançou a revista Penthouse e criou a revista Where Curitiba, em 2001.

Fundador do SINDEJOR Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado do Paraná com Francisco da Cunha Pereira, Abdo Kudry e Paulo Pimentel. Em 1986, nomeado Procurador do Paraná, pelo então governador João Elísio Ferraz de Campos para a assinatura do convênio com a província de Zhejiang, da República Popular da China, em Hangzhou, sendo esse o primeiro convênio a ser assinado entre a China e a América Latina.

Criou programas pioneiros como a captação de recursos dos brasileiros residentes no Japão para o Banco Pactual, então dirigido por seu fundador Luiz Cesar Fernandes. Instituiu o primeiro açougue virtual do Brasil, em São Paulo, denominado Menu Moderno.

Em 1982 fundou a Editora Fama, tendo como sócio Maurício de Souza. Lançou o livro ilustrado “O Que Você Vai Ser Quando Crescer”, entre outras revistas de passatempo infantis com a Turma da Mônica.

Em parceria com o Pelé lançou o programa “Pelé Tournament” para a Sete Mares Operadora de Turismo com a finalidade de trazer times juvenis americanos para treinar e jogar futebol com times juvenis brasileiros. Dessa parceria resultou a Starhouse, uma empresa com o objetivo de cuidar da imagem, marca e projetos do Pelé, tais como a Fundação Pelé, o Museu Móvel Pelé e o Centro Esportivo Pelé, entre outros.

Na área de conscientização de crianças e jovens criou o “Prevenildo”, personagem que informava as crianças da importância de seguros, para a Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG/FENASEG. “Dica Feliz”, que aplicado para mais de um milhão de crianças em todo o Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria de Café – ABIC relatou a história e a importância do café. Nesse período, também exerceu o cargo de Diretor do Café Alvorada.

Desde 2006 está focado em programas de cidadania e educação para o trânsito nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Nas suas produções recentes destacam-se os seguintes programas: Se Essa Rua Fosse Minha, programa pioneiro de educação de trânsito; Esta Cidade Também é Minha, para desenvolver a consciência cidadã de jovens e seus familiares; Melissa e seus Amigos Combatem MonstroCrack, um jogo para informar e alertar o jovem sobre as drogas e A Rua Não é Só Minha que prepara o jovem para a aquisição da sua primeira habilitação.

Ao longo de sua carreira participou de diversos congressos e seminários, nacionais e internacionais, referentes a sua área de atuação e palestrou em diferentes eventos. Lidera atualmente na Editora Fama Educativa uma equipe de profissionais altamente capacitados com empenho, dedicação e foco em educação e cidadania para o trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *