Clemente Ivo Juliatto (2016) Turfe – São José dos Pinhais – Paraná

Nasceu em 16 de agosto de 1940, em São José dos Pinhais, filho de Ulisses Juliatto e Maria Bassa Juliatto. Formou-se em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Foi professor nos colégios maristas de São Paulo, Ribeirão Preto, Franca e Uberaba. Diretor-geral do Colégio Marista de Londrina. Atuou como professor convidado no mestrado em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina e no mestrado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na PUCPR, foi vice-reitor para Assuntos Comunitários e Estudantis e presidiu a Sociedade Paranaense de Cultura, mantenedora da Universidade. Foi PróReitor de Planejamento e Desenvolvimento e presidente da Fundação Nossa Senhora do Rocio, mantenedora das emissoras que integram o Sistema Clube de Rádio. Em 1998, assumiu a Reitoria da PUCPR e em 1999 a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Poliglota, é Mestre em Artes e Educação e Doutor em Educação pela Columbia University, New York, USA. E, em 1990, fez o Pós-Doutorado em Administração Universitária pela Havard University, Cambridge, Massachussets, USA, e pela Universidade de Londres (Inglaterra), em 2006. Sua destacada produção científica inclui especialmente On Implementing Computing at a Brazilian University: An Administrative Study, tese de doutoramento na Columbia University (1983). Também, Avaliação do Desempenho das Instituições Universitárias (1987); Pensando na Biblioteca da Universidade (1988); A Busca da Excelência Acadêmica nas Instituições de Ensino Superior por Meio da Avaliação (1991); Novas Perspectivas em Administração Escolar (1996); Ambientes, Agentes e Formas Educativas (1996); A Mobilidade Acadêmica no Contexto da Integração Interamericana (1999); Um Jeito Próprio de Educar: a Formação Cristã na PUCPR, Reflexões e Propostas (2002); Um Jeito Próprio de Cuidar: Reflexões e Propostas Para a Area da Saúde (2005); Um Jeito Próprio de Comunicar: Reflexões e Propostas Para a Area da Comunicação (2005); Um Jeito Próprio de Servir: Portas Abertas Para a Comunidade (2005); A Universidade em Busca da Excelência: Um Estudo Sobre a Qualidade da Educação (2005), que é referência nos assuntos da educação. Sobre o tema publicou também: Parceiros educadores: estudantes, professores, colaboradores e dirigentes (2007 e 2010), e Horizonte da educação: sabedoria, espiritualidades e sentido da vida (2009).

Em 2000, recebeu o título de Cidadão Honorário de Curitiba e em 2003 o de Vulto Emérito de São José dos Pinhais. Em 2005, foi eleito para o terceiro mandato de Reitor da PUCPR. Foi recebido em 24 de setembro de 2001, no Teatro PUC, pelo Acadêmico Valério Hoerner Júnior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *