Norberto Gastão Toedter (2016) Publicidade – Curitiba – Paraná

Filho de Carlos Toedter e Anna Schulz Toedter, imigrantes oriundos da Alemanha no início da década de vinte.

Nascido em Curitiba/Paraná em 10 de fevereiro de 1929

Em Curitiba frequentou as escolas: Escola Alemã, Colégio Progresso, Escola Americana, Ginásio Belmiro Cesar.

Em 1942 acompanhou os pais, vítimas dos efeitos colaterais do conflito mundial em progressão, para a Alemanha, onde se domiciliaram na cidade de Hamburgo. Ali teve que mudar várias vezes de instituição de ensino, por consequência da progressiva destruição da cidade pela guerra aérea.

Voltou ao Brasil em 1947 com o primeiro transporte de brasileiros, patrocinado pelo governo nacional. Aqui atualizou sua escolaridade pelo sistema conhecido como Art.91. Exerceu várias atividades comerciais, assumiu representações, fez curso de fotoquímica (gravação de clichês) e aprendeu com professor particular o desenho e artes gráficas.

Em 1948 cumpriu com atraso justificado o Serviço Militar, servindo no 3ºRAM-75 onde fez curso de cabo e sargento.

Em seguida trabalhou como comissionado na Imprensa Oficial do Estado do Paraná. Quando da sua efetivação na função pública, quitou a mesma por divergências salariais.

Em 1951 casou com Ingrid Pflegel, confirmando um relacionamento sentimental, iniciado quando ainda vivia na Alemanha. Uma união que só terminou após 50 anos de casados com o falecimento da esposa. Tiveram dois filhos: Bianca, mais tarde bacharel em Direito, e Ingo, que se formou Engenheiro Eletricista.

Ainda em 1951 Norberto Toedter assumiu função na empresa PROSDOCIMO S.A. – Importação e Comércio começando como Chefe da Seção de Propaganda e terminando em 1966 como Diretor de Vendas. Ao mesmo tempo terminou sua atividade na coligada EXCLAM S.A. – Propaganda, que havia criado um ano antes e da qual fora Diretor-Presidente. Em seguida constituiu sua própria agência de propaganda, a PUBLIAL – Publicidade e Assessoramento Comercial S.C.

Em 1957 participou do 1º Congresso Brasileiro de Propaganda no Rio de Janeiro ao qual apresentou tese sobre a “Instituição de Tribunal de Ética Publicitária” e outra sobre o “Código de Ética Publicitária”. Em 1961 criou a APP – Associação Paranaense de Propaganda, reunindo área de criação, produção e veiculação. Foi eleito seu primeiro Presidente, cargo para o qual foi reeleito mais tarde para nova gestão.

Em função da sua atividade na PUBLIAL foi convidado e aceitou ser sócio-gerente da BÖTTGER DO BRASIL LTDA, empresa estrangeira, que, entretanto, encontrou dificuldades em realizar seus objetivos no Brasil e encerrou sua atividade poucos anos depois.

Em 1986 Norberto Toedter, já aposentado, mudou-se para um segundo domicílio que acabara de construir no Balneário Pontal do Sul, na entrada da baía de Paranaguá. Ali encontrou oportunidade de desenvolver intensa atividade como dirigente da AMASUL Associação de Moradores de Pontal do Sul, seja na área da preservação ecológica, seja na defesa dos interessas da comunidade. Nove anos depois os cuidados com a saúde de sua mulher os fez voltar a Curitiba.

Aqui, acompanhando mais de perto a evolução dos netos, viu-se alertado para o que aprendiam em relação da História da Alemanha, especialmente em relação à Segunda Guerra Mundial. Em função de sua própria vivência em meio ao povo alemão naquela época crítica, ficou indignado com as falsidades que eram ensinadas às crianças. Passou a se empenhar em registrar por escrito sua própria visão a respeito, inicialmente pensando nos seus pósteros, mas que acabou em formar seu primeiro livro …E A GUERRA CONTINUA, lançado no ano de 2000 em edição própria. Foi seguido de segunda edição, agora pela Editora do Chain.

A internet se apresentou como outro meio de divulgar suas ideias. Passou a manter um blog no portal da UOL a partir de 2006, cujos ensaios constituíram a matéria dos dois livros seguintes O QUE É VERDADE? e A PAZ QUE NÃO HOUVE. Antes que o este terceiro fosse publicado o provedor UOL em ato de censura removeu todo o seu conteúdo arbitrariamente e sem explicação. Um novo blog foi instalado no Blogger do Google que é mantido no ar até a atualidade, tendo oferecido matéria para mais dois livros: OUTRA FACE DA NOTÍCIA e POBRE MUNDO NOVO, sempre pela mesma editora.

Em 2003 constituiu união de convivência com Irene Klassen, viúva, de formação psicóloga, progenitora de Ralf Klassen, médico e Roland Klassen, advogado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *