Nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 1940. Diplomou-se em 1967, na primeira turma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos, participando também da coordenação de implantação dos Cursos de Design, em 1975.
Participou desde 1967 do processo de Planejamento Urbano
de Curitiba como arquiteto da equipe técnica do IPPUC Instituto de
Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e posteriormente como
técnico consultor, Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano
e desenvolveu uma série de projetos para a Cidade.
De 1975 a 1980 coordenou um projeto de Desenvolvimento
Urbano para a Cidade de Criciúma, SC, abrangendo Projeto de Identidade
Corporativa, Mobiliário Urbano, Sistema de Circulação, Parque Centenário, Paço Municipal, Centro Cultural e Centro Esportivo.
Projeta todos os campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/PUCPR desde 1974 e o Campus da Universidade Positivo, com 20.000 alunos, desde 1999.
Recentemente desenvolveu projetos para a Volvo do Brasil, Hospital Nossa Senhora do Rocio com 1.100 leitos e Sede da Fecomércio, em Curitiba.
Em Santa Catarina desenvolveu o Plano de Revitalização da Cidade de São Joaquim e municípios vizinhos e criou os projetos padrão para as Sedes das Secretarias de Desenvolvimento Regional/SDR.
Foi homenageado na 5ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo com Sala Especial e recebeu vários prêmios, destacando-se pelos projetos na 3ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Selo de Excelência na 2ª. Bienal Brasileira de Design e o Grande Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso de Arquitetos Oscar Niemeyer, em 1997.
Em 2014 realizou uma grande exposição mostrando 45 anos de trabalho do seu escritório no Museu Oscar Niemeyer/MON.
Manoel Coelho recebeu os títulos:
“Bicho do Paraná”, pela Campanha do Bamerindus e Rede Paranaense de Televisão, em 13/02/1996
“Cavalheiro da Boca Maldita”, em 13/12/2003
“Cidadão Honorário de Curitiba”, em 08/06/2005.