Wilson Michaelis (2020) Medicina – Curitiba – Paraná.

Nasci em 20 de junho de 1950, na Rua Gutemberg nº 136 em Curitiba.Filho de Otto Willi Michaelis e Maria Turin Michaelis.Meus avós maternos, Angelina Rosseto Turin e Marcos Turin são da região de Veneto Feltre, Itália, sendo meu avô materno irmão do escultor João Turin. Meus avós paternos, Martha EdwergesDressel Michaelis e Carlos Gustavo Otto Michaelis são da Saxônia, Wilkau, Alemanha.Recentemente, tive o privilégio de conhecer a região dos meus antepassados paternos, junto com minha esposa, filhos, nora e netos.
Sou casado, desde 1977, com Moema Silva Michaelis, com quem tenho 3 filhos: Guilherme (1978) empresário; Thiago (1980), médico cirurgião vascular e Larissa (1981) dentista, especialista na área de Odontologia estética. Tenho quatro netos: Isabella, Carolina, Manoela e Matheus.
Passei minha infância e juventude, jogando bola de búrico e de futebol, construindo dique quando chovia, andando de bicicleta, puxando raia e soltando balões.Fiz grandes amizades de infância e juventude, as quais conservo até hoje com encontros anuais da turma da Gutemberg e do Colégio Nossa Senhora Medianeira, quandonasceu meu grande interesse por esportes, aprendendo a importância deles na formação do jovem.

Ingressei no Clube Curitibano como sócio atleta, me tornando logo em seguida sócio titular.Joguei futebol de salão e basquete, minhas duas grandes paixões, de 1966 a 1973.No basquete, como juvenil, tive como professor Oscar Pimpão e na categoria adulto, o professor Almir Nelson de Almeida, tornando-me, então,Dadeca e campeão do Estado do Paraná, como reserva dos melhores jogadores do Estado.No futebol de salão tivemos um time muito competitivo, angariando vários títulos para o Clube Curitibano.

Dos meus hobbies, pratico motociclismo, desde 1973 até hoje. Piloto uma BMW 1.200 e, às vezes, com a minha querida esposa Moema na garupa. Em 2010, percorri de moto a Flórida, tendo como companheiro o meu amigo e colega, João Batista Marchesini. Dois anos depois, em 2012, fiz uma grande aventura à duas rodas pelos Alpes Suíços, Austríacos, Italianos, Franceses e Alemanha.

Sou torcedor do Coxa e, antigamente, costumava levar ao estádio uma bandeira de 12 metros. Mas, infelizmente, o futebol descambou para o vandalismo, afastando as famílias dos estádios. Numa ocasião, eu e meu filho tivemos de nos esconder numa casa da Ubaldino do Amaral, próxima do Couto Pereira, de uma torcida enfurecida pela derrota do Coritiba num jogo com o Flamengo.

Em 1971, prestei vestibular de medicina na Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, completando o curso em 1976. Minha vida acadêmica foi de muito estudo e descobertas de um “mundo novo”, de aprendizado e de muita dedicação ao curso.Fui presidente do Centro Acadêmico de Medicina Daniel Egg, da Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, fundada em 1969, pelo Dr. Daniel Egg, nosso grande mestre!

Como acadêmico interno, em dedicação exclusiva, estagiei no Hospital Evangélico de 1973 a 1976, sob a supervisão do mesmo Dr. Daniel Egg.No Hospital Cajuru estagiei de 1973 a 1976, sob a supervisão do Diretor do Pronto Socorro, Dr. Sebastião FrajalaBacila.Entre 1973 a 1975, fui acadêmico do COPE (Centro de Operações da Polícia Especial), obtendo meu primeiro emprego remunerado graças ao Dr. Aldemar Venâncio Martins e ao Dr. José Maria Correa (amigo da Gutemberg), exercendo a função de atendimento aos detentos nas delegacias de Polícia e Penitenciária do Estado.

Formei-me em 1976, na 4ª turma da Faculdade de Medicina Evangélica do Paraná e, em seguida prestei exame para residência médica em Cirurgia Geral, dandoplantões no Pronto Socorro do mesmo Hospital e auxiliando cirurgias com vários dos mais renomados médicos, aos quais sou muito grato.São eles Dr. RachedSalibaSmaka (Cirurgia Vascular, um dos pioneiros do Paraná),Dr. Constantino Miguel Neto (Cirurgia Vascular), Dr. João Batista Neiva(Cirurgia Oncológica),Dr. ErvinoKompatscher (Cirurgia Ortopédica),Dr. Carlos Moreira (Oftalmologia), Dr. José Weniger (Pediatria), Dr. José Domingos(Radiologia), Dr. Daniel Egg (Cirurgia Toráxica), Dr. Joaquim Graff(Clínica Médica),Dr. Sérgio Brenner(Cirurgia do Aparelho Digestivo), Dr. José EphisioBigarelli(Anestesia ), Dr. LuizFernando Grocoske (Ortopedia), Dr. Almir Edmundo Côrtes (Cirurgia Torácica),Dr. Oswaldo Malafaia (Cirurgia do Aparelho Digestivo) e muito outros, aos quais sou grato pelo que aprendi e pelo que sou como médico.

Em 1978, prestei concurso público na Prefeitura Municipal de Curitiba para o cargo de Médico Cirurgião, exercendo a função no IPMC (Instituto de Previdência Municipal de Curitiba).Em 1983, assumi a Diretoria Médica e em 1984, o Cargo de Presidente desta autarquia.No ano de 1984, prestei prova para o Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular, na Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, no qual fui aprovado com louvor.Comecei, então, a trabalhar como especialista no Hospital Evangélico de Curitiba, tendo como mestresos Doutores RachedSalibaSmaka e Constantino Miguel Neto.Em 1985, realizei estágio de Angiografia por Cateter no Hospital Albert Einstein e no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, sob a supervisão do Dr. Sérgio Santos Lima e Odon Ferreira.

Fui aprovado, em 1984, no concurso da Faculdade Evangélica do Paraná, como Professor Assistente da Cadeira de Cirurgia Vascular, cargo que exerço até hoje.

Estagiei, em 1989, como Professor convidado no BMI Ross Hall Hospital, em Glasglow (Escócia).Em 1993, realizei mestrado em Cirurgia Geral na Universidade Federal do Paraná em “Alterações Neurovasculares do pé Diabético, tendo como orientador oDr. Oswaldo Malafaia.Fiz estágio em Cirurgia Vascular, em 1998, no Hospital San Rafaele, em Milão (Itália) com os professores Dr. Roberto Chiesa e Dr. Germano Mellisano.Em 2003, fui aprovado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular com o título de “Especialista emAngiorradiologia e Cirurgia Endovascular, sendo o pioneiro no Paraná em realizar a técnica de “Cirurgia de Carótida por Eversão (Endarterectomia de Carótida).
De 1992a 1993, fui Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular – Regional/PR.Sou titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 1992, por concurso e na Associação Médica do Paraná exerci cargos de Diretoria.Na Unimedfui eleito pelos Cooperados, exercendo o cargo de conselheiro fiscal em dois mandatos.Participo ativamente das atividades científicas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular,em Congressos como palestrante e moderador de mesa, assim como,escrevo artigos científicos paradiversasrevistas médicas.Fui Chefe da Residência Médica em Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de 1992-2013 e exerço o cargo de Chefe do Serviço da Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie desde2003.

Sou católico e reúno todos os sábados a família para um almoço de legítima harmonia familiar.

Das virtudes gastronômicas sou um degustador de caranguejo. E um apreciador da bebida dos Deuses: o vinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *