Ney Aminthas de Barros Braga (Sala Exclusiva) Política – Lapa – Paraná

Ney Aminthas de Barros Braga – Nasceu em 25 de julho de 1917, na Lapa, Foi um militar e político brasileiro.

Cargos que ocupou: prefeito de Curitiba, deputado federal, senador e governador do Paraná. Foi ministro da Agricultura, ministro da Educação e presidente da Itaipu Binacional. No governo de Bento Munhoz da Rocha Netto foi nomeado como membro integrante do Conselho Regional de Desportos do Paraná. Em 1952, ocupou o cargo de chefe de Polícia, equivalente ao atual cargo de secretário de Segurança Pública. Encerrou sua carreira política como diretor-geral da Hidrelétrica de Itaipu Binacional, de 1985 a 1990.

Deixou para o Paraná:Departamento de Planejamento e Urbanismo, depois transformado em IPPUC pelo prefeito Ivo Arzua; Mercado Municipal de Curitiba, em 1955; Companhia de Desenvolvimento do Paraná (Codepar) convertida em Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep), em 1968; Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar); Fundepar; estação Rodoferroviária.

Grande feito: o primeiro governo (de 1961/1965) é apontado como um marco modernizador da economia do Paraná, ao lançar programas de infra-estrutura para os setores da energia e transportes.

Faleceu em Curitiba dia 6 de outubro de 2000.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *