Nelson Augusto Rosário Filho (2020) Medicina – Londrina – Paraná.

Nasci dia 7 de Fevereiro de 1949, em Londrina, Paraná, filho de Albertina Elza TonettoRosário e de Nelson Augusto Rosário. Meus avós paternos eram imigrantes portugueses e se estabeleceram no Rio Grande do Sul. Meu pai foi trazido para o Paraná pelo seu padrinho Manuel Ribas, para trabalhar e estudar. Formou-se médico pela Universidade Federal do Paraná e com o título de Master em Public Health (MPH) pela Michigan University, USA,tornou-se sanitarista pelo que, ocupou o cargo de Secretário de Estado da Saúde do Paraná.O ambiente familiar influenciou minha escolha pela Medicina,e pelo envolvimento em questões de interesse público e político. Tenho dois queridos irmãos, Luís Cesar e Tânia com quem cresci no melhor ambiente possível.
Casei-me em 1973, com Teresa Elizabeth Secco Rosário e temos quatro filhos: Caroline (Engenheira Civil), Camile (Advogada), Cristine (Médica) e Bernardo (Médico). As duas primeiras são casadas e temos ainda dois netos muito amados, Felipe e Nicole do casamento da Caroline com Murilo Osternack. Posso afirmar que toda minha vida pessoal, familiar e profissional foi alicerçada pela fortaleza da Beth, minha esposa, que sabiamente mantém a união e o amor na família.
Fiz o curso primário no Grupo Escolar Hugo Simasem Londrina. Meu pai foi eleito Deputado Estadual por Londrina e para o exercício do mandato a família mudou-se para Curitiba. Em 1959, iniciei os estudos do ensino médio (à época admissão, ginásio e científico) no Colégio Marista Santa Maria, onde conclui em 1966. Neste período, consolidaram-se os melhores exemplos que recebi na família para moldar meu caráter e introduzir os princípios religiosos que continuo seguindo. As amizades deste período maravilhoso da vida eu ainda cultivo.
Em 1967, ingressei na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná, me graduei em 1972 e onde atuo como docente até o presente. Nos seis anos da Faculdade eu encontrei outra irmandade entre os colegas. A ligação que mantemos é muito forte e nos proporciona momentos de muita alegria nos encontros frequentes que temos.
Como experiência acadêmica extracurricular, tive o privilégio de participar do Projeto Rondon em 1970, destacado para a localidade de Riachão do Dantas em Sergipe onde desenvolvi atividades de atendimento e de saúde pública junto à comunidade.
Durante o curso de Medicina na UFPR participei de intercâmbio estudantil com a Universidade de Ohio, onde frequentei cursos em 1969, na Miami University, Oxford, Ohio; conheci hospitais nas cidades Cleveland e Columbus, quando defini que regressaria aos Estados Unidos para complementar minha formação médica. Assim sendo, fui aprovado no exame do EducationalCouncil for Foreign Medical Graduatesem 1973 para internato e residência em hospitais dos EUA.
Conclui dois anos de Residência Médica em Pediatria no Hospital de Clínicas-UFPR em 1975. Fui selecionado para o Programa de Alergia e Imunologia na State University of New York at Buffalo, ondecomplementeiminhaformaçãocomoespecialista,noshospitaisChildren’s Hospital of Buffalo and Buffalo General Hospital,entre 1975-1977.Neste período,trabalheicomoalergista no Erie County Health Department, Lackawanna, New York.
O convívio com uma elite médicadespertouminhavocação para ainvestigaçãoemumaespecialidade que era muitorecente.
Ao retornar para o Brasil recebiconvite para trabalharna USP e na UFRJ, mas a decisãofoipermanecerem Curitiba, ondehaviainiciadominhaformação. Meu primeirocontrato,como Professor na UFPR,foiem Agosto de 1977, mas para seguir a carreiradocente, e orientadopelo Professor Izrail Cat, fiz o curso de MestradoemPediatriana UFPR e depois,no Curso de Pós-GraduaçãoemPediatrianaUniversidadeEstadual de Campinas, obtive o título de DoutoremPediatria, em 1994. Fui o primeirodocente do departmento de Pediatria da UFPR com o título de Doutor.
Passei por váriosconcursosna UFPR e me tornei Professor Titular de Pediatriada UFPR, em 1997 ondeatualmenteexerçominhasfunçõesdocentes. Jáexerciváriasfunçõesemdiferentescomissõesna UFPR e no Hospital de Clínicas, comoexemplos, Conselho de Curadores, Comitê de ÉticaemPesquisaemSeres Humanos, Comitê Gestor na Pro-Reitoria de Pós-Graduação, ComitêSetorial de Pesquisa, Comitê de ÉticaMédica etc…
Fui um dos criadores do Curso de Doutorado e depoisCoordenador do mesmoPrograma de Pós-GraduaçãoemSaúde da Criança e do Adolescente. Em 1980,crieie coordeneiosprogramas de ResidênciaMédicaemAlergiaPediátrica e PneumologiaPediátrica no HC-UFPR que jáformarammais de 70 médicosespecialistasespalhados por diferentes cantos do Brasil,alguns dos quaissãoprofessores e pesquisadores.
Possoresumirminhaproduçãoacadêmicaemquase 400 artigoscientíficospublicados, 46 capítulos de livros e trêslivroseditados. O “Tratado de Alergia e Imunologia”tevesuaediçãoesgotada e atualmentetrabalhoem novo Compêndio.Participo do conselho editorial de noverevistasmédicas.
Modifiqueialgunsconceitosnasdoençasalérgicas no Brasil, entre minhasobservações, destaco a descrição de primeiroscasos de alergia a pólen de gramíneas,cujapresençanão era conhecida e suarelação com a presença de polens no arem Curitiba. Com istomerecemos a únicainserçãobrasileira no aplicativointernacionalAccuPollen que relata a dispersão de polensatualizada no mundo. Publiqueicom originalidadea primeiraobservação de alergiaaosácaros da poeiraemcriançasalérgicasno Brasil, fato que despertou a atenção do problema para outros médicos.
Minhavidaassociativa é muitointensa e variada. Ocupeiosseguintes cargos: Presidente das regionais da Sociedade de Pediatria(SPP) e da Associação de Alergia e Imunologia; Vice-Presidente da SociedadeBrasileira de Pediatria (SBP); Vice-Presidente da Sociedad LationoAmericana de Alergia e Inmunologia; Diretor da World Allergy Organization.
Como DiretorCientífico da SBP normatizei e consolideiosdepartamentosCientíficosdepediatria.MinhaequipenaSociedadeParanaense de Pediatriatraçouoscaminhos para edificação da atualsede da entidade. Em 1995,o Governador do Paraná, Jaime Lerner,ficousensibilizado com osnúmerosapresentados pela SPPsobreaaltamortalidade neonatal no Estado. Foifeitaumaproposta de capacitação de médicos e profissionais da saúde pela SPP para reduçãodestesíndices. Este convênioassumido por ambas as partestrouxeosbenefíciosesperados para a população e proporcionou o início da reformulação da sede da SPP. Deveriacitarnominalmentetodososparticipantesdesteprojeto, mas sei que vouinjustamenteesqueceralguém. Para representartodo o grupo, escolhi Wilmar Guimarães, capitão do time, à época Vice-Presidente da SPP. Todas as diretorias que se seguiramestavamalinhadas com o projeto e o executaram de acordo.
Atualmenteexerçoos cargos de Presidente da SociedadeLuso-Brasileira de Alergia e ImunologiaClínica, Vice-Presidente da Global Asthma Association-Interasma;Diretor de RelaçõesInternacionais da AssociaçãoBrasileira de Alergia e Imunologia; Secretário de International Scientific Council, European Academy of Allergy and Immunology.
Sou Presidentevitalício da AssociaçãoBrasileira de Alergia e Imunologia e Fellow Emeritus, American Academy of Asthma Allergy and Immunology.
Tenhoorgulho de ser MembroTitular, da Academia Paranaense de Medicina e da Academia Paranaense de Pediatria. Em 2019, fui eleito Membro Titular da Academia Brasileira de Pediatria.
Recebi homenagens e prêmios na minha carreira, mas alguns mais recentes devo citar: 1- único brasileiro a fazer conferência em sessão plenária do Congresso Americano de Alergia Asma e Imunologia. PlenarySession Speaker “The EffectofClimateChangeonPollenAllergyandRespiratoryAllergicDiseases”. 2018 AAAAI/WAO Joint Congress in Orlando, Florida,USA. 2-Distinguished Service Award, The World AllergyOrganization (2018) por serviços prestados. 3- InternationalDistinguished Fellow Award, American CollegeofAllergyAsthmaandImmunology (2017). 4- Reconocimiento – Ayuntamiento de Veracruz, Mexico, por sutrajectoria, esfuerzo, y dedicaciónenprol delaSalud Mundial (2014). 5- Análise Saúde 2013-citado como um dos pediatras mais admirados do Brasil.
Viajeitodoo Brasil ealgumaspartes do mundodandoaulas, levandoconhecimento e apresentandoresultados de nossaspesquisas, sempre emnome da instituição UFPR.Ajudei a pontuar Curitiba no mapa mundi da Alergia.
Presidivárioscongressosmédicos. Em 1991, o CongresoBrasileiro de AlergiaPediátricafoiem Curitiba. Na abertura, o Prefeito Jaime Lerner fez uso da palavra e confessandoterasmafalou: “dizem que sou um sujeitocarismático, mas me considero um carasmático”.
Para complementaresterelato breve da minhavida e obra, devo mencionar que praticobasquetedesde 1961, hojenãomaisintensamentecomonajuventude. Ao longodestesanos, o esporte me proporcionouamizadespermanentes e prazerosas.
Exerço a medicinacomoarte mas gosto de estudar, de ensinar e especialmente, conviver com o alunadojovem, o principal desafio para o crescimentoprofissional.
Recebi dons e usei-os em benefício de muitos. Não esperei gratidão mas a oração e o perdão peloserros cometidos. Constitui com Beth uma sólida e amada família, abençoada com as graças de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *