Italo Conti (1995 TV Educativa) Politica – Mallet – Paraná

Ítalo Conti nasceu no interior do Paraná em 29 de setembro de 1916, estudou no Colégio Militar do Rio de Janeiro entre os anos de 1929 e 1934 e em 1935 entrou na Escola Militar do Realengo, participando ativamente da Intentona Comunista, combatendo na Escola de Aviação, no Campo dos Afonsos.
Pouco antes de completar 28 anos de idade, partiu, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), para os campos de batalha na Itália, juntamente com o irmão mais novo, Adélio Conti . Como observador avançado no 1° Grupo de Artilharia, lutou em importantes campanhas do exército brasileiro na Segunda Guerra Mundial, como a batalha de Monte Castello, Castelnuovo,Montese, Zocca, Collechio e na batalha de Fornovo di Taro. Ao retornar para o Brasil, iniciou o curso para o Estado Maior do Exército .
Quando comandava o Grupo de Artilharia, na cidade de Castro, foi convidado pelo governador do Paraná, Ney Aminthas de Barros Braga, a ocupar o cargo de Chefe de Polícia, aceitando prontamente o convite. Não demorou muito e Ítalo Conti foi escolhido para ocupar a pasta da Secretaria de Segurança Pública, permanecendo nesta ocupação de julho de 1962 e janeiro de 1966, mesmo quando Ney Braga fora substituido pelos governadores Antônio Ferreira Rüppel e Algacir Guimarães. No governo dePaulo Cruz Pimentel, ocupou a chefia da Casa Civíl entre fevereiro e julho de 1966, porém, até março de 1971, teve outros cargos na gestão de Paulo Pimentel .
No início da década de 1980, elegeu-se deputado federal pelo PSD, sendo re-eleito nos dois pleitos seguintes para o mesmo cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *