As estórias do futebol paranaense podem ser contadas de diversas maneiras, mas a história mesmo, com “h”, do futebol Curitibano, teve início do século XIX com gurizadas e marmanjos correndo atrás de bolas de todo tipo: de meia, de papel e até mesmo de couro, num chuta-chuta sem qualquer regra desportiva. Mas a coisa começou a se organizar na Curityba de antigamente, mais precisamente por volta de 1905, quando alguns descendentes de alemães, literalmente coxas brancas, fundaram o primeiro time, o Clube Ginástico Teuto Brasileiro, com sede no Teatro Hauer. Ali, no cruzamento atual das ruas Mateus Leme e Treze de Maio.

E a estreia oficial dos onze craques do Teuto Brasileiro se deu em 1909, lá em Ponta Grossa, quando os pontagrossenses, mais experientes, venceram o amistoso. Nascia ali o futuro Coritibano Foot Ball Club que nos seus 107 anos de existência, desde 12 de outubro de 1909, ganhou 43 títulos em disputas estaduais, nacionais e internacionais.

Essa trajetória, do hoje Coritiba Foot Ball Club, é registrada aqui neste livro de forma intensamente ilustrada, do primeiro elenco até a conquista em 2013 de Campeão Paranaense de futebol. Para batizar essa centenária instituição esportiva, em homenagem – por consequência – a seus milhares de torcedores em todo o Brasil e mesmo no exterior, de suas cores verde e branca, o título desta publicação não poderia ser outro: Glória de Campeão.

Os Editores





Preço Especial
de Lançamento: R$ 50







Hotsite implantado por Analogias Design