Wasyl Stuparyk (2016) Rádio – Curitiba – Paraná

Iniciou a carreira cedo. Aos 12 anos, ele já era operador de som na rádio emissora ZYZ9, localizada na Rua Senador Alencar Guimarães, em Curitiba.
Ele trabalhava durante os jogos do campeonato paranaense e era responsável por carregar fios, instalar as maletas de transmissões, microfones, fones e linhas de som. Sua função era preparar os equipamentos para o som ficar com a melhor qualidade possível para os ouvintes.
Em 1964, ficou por dois anos na TV Tupi e TV Cultura atuando como operador de som. Não aguentou ficar longe da capital paranaense e teve que voltar da cidade de São Paulo. “Eu ficava toda madrugada na sacada da pensão escutando a rádio Guairacá, de Curitiba, pra matar a saudade”, contou Wasyl.
Desde 1994, ele tornou-se cinegrafista e até hoje faz as filmagens e as edições das partidas de futebol amador e profissional.
Polivalente, Wasyl é idealizador do site www.oradiodoparana.com.br. Um site que conta a história do Rádio e da Televisão do Paraná com depoimentos e fotos de vários profissionais destas áreas.
Ele já esteve presente registrando várias competições importantes no amador durante esses anos. Destaque para Suburbana, Taça Paraná e Sul Brasileiro. Um fato curioso aconteceu na década de 90 durante uma decisão em União da Vitória. Ele foi filmar uma partida decisiva de um campeonato da região. A equipe local havia feito agressões ao árbitro durante a partida. Wasyl, sempre atento, registrou tudo e após o duelo dois torcedores mais alterados invadiram a cabine e o ameaçaram exigindo a fita VHS com as imagens da pancadaria.
Wasyl também trabalhou na administração do Teatro Guaira e foi o responsável pela divulgação no programa Fantástico da rede Globo, do balé Gisele, que marcou época nas artes cênicas do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *