Renato Valmassoni Pinho (2016) Medicina – Curitiba – Paraná

Meu nome é Renato Valmassoni Pinho. Nasci aqui em Curitiba, no dia três de fevereiro de 1944, na Casa de Saúde São Francisco, na Rua São Francisco. Os meus pais são, Anôr Pinho, que foi o primeiro farmacêutico de Curitiba e Catina Valmassoni Pinho.
O meu bisavô materno chamava-se Conde Hipólito Henrique Pinot de Mora e minha bisavó, Condessa Aime Elene. Eles vieram para Serro Azul nos anos de 1840 e 1860. Tiveram minha avó, Leontina Pinot de Mora Von Der Osten, a qual se casou com Francesco Valmassoni, que veio da Itália aos 16 anos de idade. Os meus antepassados paternos eram militares, o Marechal Aristides de Pinho, o meu avô, casado com Apolônia Kaminski Pinho, polonesa, juntos tiveram quatro filhos.
Meu pai formou-se muito jovem em farmácia e depois cursou medicina. Entrou para o exército brasileiro e foi então médico militar. Além disso, tinha como especialidade a dermatologia. Ele tratava de doenças muito graves, diferente dos dermatologistas de hoje, que se dedicam muito mais à estética do que às doenças da pele. Meu pai foi um exemplo muito importante para a minha formação e para minha vida.
A minha mãe, Catina, que era conhecida com Cati, era uma mulher maravilhosa. Italiana de muita garra e inteligência, soube criar muito bem eu e as minhas duas irmãs, Eliana e Silvia.
Em 1951, ingressei no Colégio Santa Maria, no primeiro ano do ensino primário. Lá também cursei o ginásio e o científico. E quando estava no terceiro ano do científico, passei a frequentar um cursinho para medicina. Preparei-me de tal forma, que consegui ser aprovado nos dois vestibulares que prestei, na Católica e na Federal. Então, acabei cursando medicina na Universidade Federal do Paraná.
No Colégio Santa Maria, fiquei praticamente 11 anos. Obtive dos irmãos, que eram severos, uma educação primorosa em termos de respeito aos professores, coisa que, hoje talvez, a gente não tenha mais com tanta intensidade. Nós respeitávamos nossos professores, e admitíamos que, estudar e nos preparar para a vida futura, era a coisa mais importante que poderíamos ter.
Quando fiz 18 anos, eu estudava no Santa Maria e fazia o cursinho Bardal à noite. Consegui dessa forma, entrar no curso de medicina da Federal.
O curso de medicina nos propiciou a descoberta do corpo humano. Que é, sem dúvida nenhuma, a coisa mais fantástica e importante que existe na face da terra. Para se ter uma ideia, o nosso coração bate 80 vezes por minuto. Desde o primeiro momento do nosso nascimento, até o fim da nossa vida. Sem nós comandarmos, ou darmos qualquer tipo de ordem. Ele obedece a um reflexo comandado por nosso cérebro, que é, sem dúvida nenhuma, um computador de altíssima qualidade.
Não existe nenhum animal e nenhuma máquina inventada até agora, que possa ser comparada ao corpo humano. E logicamente, aprender a anatomia, a fisiologia, as doenças, etc., desse nosso corpo humano, para os jovens que gostam de medicina, é a coisa mais maravilhosa que pode existir.
São seis anos, que no início, abrangem aulas práticas e em seguida passam para as atividades junto aos pacientes. No curso existe um juramento hipocrático, que exige que nós tenhamos respeito, conduta moral e ética dentro da medicina. E que não possamos jamais sair dos nossos trilhos de honestidade.
A partir do terceiro ano de medicina, eu fiz um concurso para acadêmico interno no Hospital Nossa Senhora das Graças. Nesse curso, nós acompanhávamos pessoas magníficas, que eram os nossos professores.
Na clínica médica, o professor Lisandro Santos Lima, que era talvez, o clínico mais excelente que eu conheci, com seus ensinamentos maravilhosos. E, na parte cirúrgica, o doutor Giocondo Villanova Artigas, que fazia cirurgias maravilhosas. Ele nos transmitia essa vontade de poder operar e poder trabalhar junto com o paciente. Eu acabei me tornando cirurgião, talvez, pela influência desse grande mestre.
O doutor Lisandro dizia uma frase sensacional, que eu repito para os meus alunos, e para os nossos residentes hoje. Quando nós tínhamos casos muito complicados, e perguntávamos a ele, “doutor Lisandro, mas pode isso? ”, ele nos dizia “meu filho, dever não deve, mas poder pode. Em medicina tudo pode”.
Muitas vezes, os pacientes que têm um resultado não muito satisfatório com uma cirurgia, ou com um tratamento, culpam eventualmente o seu médico. Mas existem doenças que têm as suas complicações. Independentemente da qualidade do médico, há resultados que não são aqueles esperados.
Prestei um exame muito difícil naquela época, que se chamava Board. É um “qualification” para que se possa ir aos Estados Unidos. Eu fui aprovado com uma nota adequada. E participando de um programa chamado National Matching, o hospital indicava quem desejava, e o estudante indicava quais os hospitais preferia. Nisso, é feito um cruzamento e o estudante é escolhido para um dos hospitais. Então, passei três anos no Washington Hospital Center, na cidade de Washington.
Ainda estava nos Estados Unidos, fazendo a minha residência. Quando voltei, entrei para a universidade, onde fui professor colaborador, na fase inicial. E comecei a operar em vários hospitais de Curitiba.
Eu operava, principalmente, no Nossa Senhora das Graças, e no São Vicente. Mas também trabalhava na Maternidade de Curitiba, na Maternidade Nossa Senhora de Fátima, Hospital de Clínicas e Hospital São Lucas. Enfim, praticamente em todos os hospitais da cidade. Hoje eu restrinjo a minha atividade médica ao Hospital Nossa Senhora das Graças.
De 1974, quando retornei da minha residência, até hoje continuo realizando cirurgias do aparelho digestivo e coloproctologia. E até hoje eu operei 17 mil pessoas, desde coisas mais simples até câncer e situações extremamente graves. Tenho realmente um relacionamento muito importante com meus pacientes. Nunca tive nenhum tipo de discussão à cerca da minha conduta, qualquer ação criminal, ou pesquisa junto ao CRM.
Eu acho que o médico tem que se dedicar à família, especialmente quando os casos são graves, ou quando há algum tipo de complicação. Você tem que se dedicar de corpo e alma àquele paciente, porque aí, existe então, um reconhecimento da família. Se você abandona os pacientes, será questionado judicialmente ou de alguma outra forma.
Nós temos oito residentes no Hospital Nossa Senhora das Graças, na clínica cirúrgica. Que nós ensinamos, desde o primeiro até o quarto ano, a operar. Eles saem operando praticamente tudo, em termos de aparelho digestivo. Na realidade, nós somos uma comunidade que oferece um tratamento bastante adequado para a patologia do aparelho digestivo do ponto de vista cirúrgico.
Durante a minha carreira, nós tivemos vários itens. Por exemplo, do ponto de vista da participação nas sociedades médicas, eu fui presidente da Sociedade Paranaense de Gastroenterologia, da Sociedade Paranaense de Coloproctologia. Fui mestre do Capítulo Brasileiro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões Capítulo do Paraná. Fui presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, fazendo aqui, em 2007, um congresso extremamente lindo.
Entre os reconhecimentos que tivemos aqui, estão várias menções honrosas, da Câmara de Vereadores, da Assembleia dos Deputados. Fomos agraciados com título de vulto emérito da cidade de Curitiba e de cirurgião emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. São poucos aqueles que alcançam isso e só alcançam depois de certa idade.
Antes de me formar, conheci minha futura esposa, Marcia de Oliveira Fatuch. Mas quando estava ainda no quinto ano de medicina, fomos à Europa com a turma de medicina, visitamos nove países, durante 60 dias. Na volta fiquei noivo da Marcia, antes de me formar e depois casamos.
Minha esposa me acompanha desde 1968. Fomos aos Estados Unidos, quando ela tinha 19 anos. Ultrapassando as dificuldades iniciais da vida, fomos morar em uma região de risco, próximo ao hospital. Depois nos mudamos para uma região mais distante, a 10 milhas do hospital, quando consegui comprar meu primeiro carro, um Mustang. Aos finais de semana prestava serviços de exames para uma seguradora. Passamos lá três anos de muita alegria.
Sobre as minhas filhas. Alessandra nasceu primeiro, em 1973, é arquiteta e nos deu dois netos, o Bernardo e o Felipe. A segunda filha é a Giovana, no deu uma neta chamada Eduarda. Na terceira gravidez da Márcia, veio a Maria, que tem Síndrome de Down. Ela foi a oportunidade que Deus nos deu, de viver com um anjo em vida.
As minhas três filhas, com suas famílias, completam, sem dúvida nenhuma, a nossa alegria, a nossa felicidade. A vida é composta por um kit, não adianta ser somente rico, somente inteligente ou ser só um bom profissional. A vida precisa de uma pitada de cada coisa, para que então se possa dizer, “eu sou uma pessoa feliz e completa, porque tenho todos os itens que representam a felicidade no meu entender”.
A minha irmã Silvia teve dois filhos e dois netos, os quais todos atualmente são médicos, havendo assim uma progressão da medicina na família. Minha outra irmã, Eliana, infelizmente teve uma vida curta e faleceu vítima das consequências de um diabete muito precoce e praticamente intratável.
A vida é muito rápida. Como dizia um grande pensador, o ponteiro dos segundos nunca para. Eu tenho 72 anos, ainda me encontro em uma forma física relativamente boa. Não tomo nenhum remédio, mas os anos vão passando.
Sem dúvida nenhuma, existe uma frase muito interessante que diz: não tenha pressa, mas não perca tempo. Então, nós não precisamos agir com muita pressa nas coisas que procuramos. Mas não podemos perder tempo, porque a cada dia que passa é um dia a menos do nosso futuro.
Dedicamos-nos a ter um prazer na vida, não só o trabalho. Acho que o trabalho é muito importante, eu ainda estou em uma fase muito ativa, mas os prazeres da vida devem ser recompensados.
Eu, sem dúvida nenhuma, tenho a agradecer muito mais por tudo aquilo que me ocorreu, porque consegui ter o kit da felicidade. Que inclui a minha família maravilhosa.

2 FORMAÇÃO ESCOLAR E ACADÊMICA

2.1 EDUCAÇÃO SUPERIOR – PÓS-GRADUAÇÃO

1974 Curso de Especialização em Proctologia, Associação Médica Brasileira em convênio com a Sociedade Brasileira de Proctologia, Rio de Janeiro.

1972 Estágio efetuado no Serviço de Cirurgia Colorretal sob a supervisão do Prof. Jacob J. Weinstein, Washington D.C. USA (junho/dezembro).

1971-72 Residente em Cirurgia Geral – 2º ano – Washington Hospital Center, Washington, D.C. USA (iulho-junho).

1970-71 Residente em Cirurgia Geral – 1º ano – Washington Hospital Center, Washington, D.C. USA (julho-junho).

1970 Estágio Voluntário no Departamento de Cirurgia, Hospital Nossa Senhora das Graças, jan.-jun. sob a supervisão do Prof. Giocondo Villanova Artigas, Curitiba.

2.2 EDUCAÇÃO SUPERIOR – GRADUAÇÃO

1964-69 Bacharel em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

2.3 ENSINO MÉDIO

1960-63 Curso Secundário, Colégio Santa Maria, Curitiba.

2.4 CURSOS DE EXTENSÃO

1966 Malformações Congênitas de Interesse Clínico e Cirúrgico, Faculdade de Medicina , Universidade Federal do Paraná, 15-20 ago., Curitiba.
1966 Urgências em Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 07-08 jun., Curitiba.
1966 Eletro e Vectocardiografia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 12-28 maio, Curitiba.
1966 Semiologia Médica, Hospital Nossa Senhora das Graças, março, Curitiba.
1965 Anatomia Cirúrgica do Abdome e Pelve, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 14 set.-14 out., Curitiba.
1965 Princípios Básicos da Cirurgia Plástica, Universidade Federal do Paraná, 28 set.-02 out., Curitiba.
1965 Patologia do Aparelho Digestivo, Universidade Federal do Paraná, 23-28 ago., Curitiba.
1965 II Jornada Paranaense de Debates Científicos, Universidade Federal do Paraná,04-09 out., Curitiba.
1965 As Epilepsias, sua Etiopatogenia e Tratamento, Universidade Federal do Paraná, 08-10 jun., Curitiba.
1965 Manifestações Neurológicas, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 05-08 maio, Curitiba.
1964 Atualização em Alergia, IV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, 26-28 nov., Curitiba.
1964 Técnicas de Enfermagem, Escola de Enfermagem Madre Léonie, Universidade Católica do Paraná, nov., Curitiba.
1964 Anatomia Médico-Cirúrgica do Abdome, Faculdade de Ciências Médicas do Paraná, Universidade Católica do Paraná, nov., Curitiba.
1964 Temas de Patologia Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 10-15 ago., Curitiba.

2.5 ESTÁGIOS

1972 Estágio no Departamento de Parasitologia, Universidade Federal do Paraná, executando trabalhos de Saneamento básico e Imuno-profilático em população com características rurais na Unidade Sanitária do Bairro do Tarumã, set.-out., Curitiba.
1968 Estágio Voluntário, Hospital Nossa Senhora das Graças, pelo Centro de Integração Empresa-Escola/PR, abr.-jun., Curitiba.
1967-69 Estágio nos Departamentos de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Pediátrica e Clínica Obstétrica, Hospital Nossa Senhora das Graças, 05 fev.-30 dez., Curitiba.
1966-67 Acadêmico Interno, Hospital Nossa Senhora das Graças, jan.-fev., Curitiba.
1965 Levantamento Parasitológico no Colégio “Erasmo Braga” como aluno da Disciplina de Parasitologia do Departamento de Parasitologia, UFPR, Curitiba.
1964-65 Acadêmico de Clínica Cirúrgica, Hospital Geral de Curitiba, Curitiba.

3 CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E INFORMÁTICA

3.1 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Inglês – nível avançado.
Espanhol – nível avançado.
Italiano – nível intermediário.
Francês – nível intermediário.

3.2 INFORMÁTICA

Microsoft Word (Editor de Texto) – nível intermediário.
Microsoft Excel (Planilhas de Cálculo) – nível intermediário.
Power Point – nível avançado.
Internet Explorer – nível intermediário.

4 ATIVIDADES PROFISSIONAIS

1999-08 Médico Credenciado – Nossa Saúde – Plano do Hospital Nossa Senhora das Graças
1997-11 Médico Efetivo, Corpo Clínico, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1992-94 Vice-Diretor Médico, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1992-94 Coordenador da Comissão do Formulário Terapêutico , Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1990-92 Vice-Diretor Médico, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1986-11 Diretor Clínico e Responsável Técnico, Instituto de Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo S/C Ltda, Curitiba
1985-11 Chefe do Serviço de Coloproctologia , Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1980-11 Médico Ativo do Corpo Clínico, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1978-08 Médico Credenciado, Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo.
1978-08 Médico Credenciado, Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil.
1978-11 Médico Cooperado da Medipar – Atual Unimed – Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares de Curitiba, Curitiba.
1976-08 Médico Credenciado, Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba.
1976-08 Médico Credenciado, Assistência Médica Supletiva da Petrobrás.
1976-08 Médico Credenciado, pela Patronal em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Proctologia.
1975-99 Médico Contratado na especialidade de Cirurgia Geral, Ministério da Saúde, Prefeitura Municipal de Curitiba, aposentado em 1999, Curitiba.
1974-96 Médico Contratado na especialidade de Coloproctologia, Instituto Nacional de Previdência Social, aposentado em 1996, Curitiba.
1973-75 Médico Credenciado, Hospital Geral, Curitiba.
1973-08 Médico do Corpo Clínico, Casa de Saúde São Vicente, Curitiba.
1972-77 Médico Contratado, Serviço Social da Indústria, Curitiba.
1970-11 Médico do Corpo Clínico – Hospital Santa Cruz, Curitiba.

5 ATIVIDADES DOCENTES

5.1 CARGOS OCUPADOS

1980-11 Preceptor dos Residentes da Clínica Cirúrgica, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1980-11 Preceptor dos Acadêmicos Internos, Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba.
1980-81 Instrutor de Estágio de Internato de Abdul Hafiz El Kadri, Casa de Saúde São Vicente, Curitiba.
1977-80 Preceptor de Internos do 6° ano, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Passo Fundo, Departamento de Cirurgia da Casa de Saúde São Vicente, Curitiba.
1975-76 Professor do Curso de Medicina do 3° ano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Hospital Geral do INPS de Curitiba, Curitiba.
1972-77 Médico Voluntário, Departamento de Cirurgia, Hospital de Clínicas, Curitiba.
1972-76 Membro Voluntário, Disciplina de Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo, participando das atividades didáticas. Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná
1972-75 Professor Assistente em Anatomia no Curso de Especialização em Musicoterapia, Faculdade de Educação Musical do Paraná, Curitiba.

5.2 FUNÇÕES OCUPADAS

2010 Coordenador Geral, I Cololap, Mechanical & Colorectal Platform, Hospital Nossa Senhora das Graças, 12-13 ago., Curitiba.
2010 Coordenador , 2ª Jornada – Sociedade Paranaense de Coloproctologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 26 mar., Curitiba.

2009 Membro da Comissão Científica, Fórum Internacional de Câncer do Reto (FICARE 2009), Sheraton São Paulo WTC Hotel, 19-21 nov., São Paulo
2009 Coordenador Geral – 1ª Jornada de Gastroenterologia e Coloproctologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, 16-17 out., Curitiba.
2007 Membro da Comissão Científica, Fórum Internacional de Câncer do Reto (FICARE 2007), Hotel Caesar Park Faria Lima, 24 nov., São Paulo.
2007 Presidente do Congresso, 56º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Estação Embratel Convention Center, 05-08 set., Curitiba.
2003 Secretário Geral do Evento, Curitiba International Colorectal Day, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, 14 nov. Curitiba.
2001 Delegado , 50° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Rio de Janeiro.
1998 Visiting Physician, Cleveland Clinic Florida, Pre/Post Course Symposiun, 23-27 fev., Florida.
1996 Coordenador , Curso Pré Congresso – Módulo II: Temas de Atualização, 45° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 15 out., Rio de Janeiro.
1996 Membro da Comissão Organizadora, Secretaria e Administração, 45° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 12-15 out., Rio de Janeiro.
1991 Coordenador dos Módulos de Cirurgia Geral, VIII Congresso da Associação Médica do Paraná, 07-11 ago., Curitiba.
1990 Delegado, XXVII World Congress of the International College of Surgeons, 13 set., São Paulo.
1990 Coordenador Geral , Curso de Urgências e Atualização Módulo I – Abdome Agudo, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 23 abr., Curitiba.
1989 Secretário Científico pelo Brasil, XI Congresso da Associação Latino-Americana de Coloproctologia, XVI Congresso Nacional e Internacional de la Sociedad Mexicana de Cirujanos del Recto y Colon, A.C. e XI Curso Internacional de Postgrad de Coloproctologia, 05-09 nov., Mexico

1989 Coordenador Geral , Curso de Urgências e Atualização Módulo III – Infecção em Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 21 out., Curitiba.
1989 Coordenador Geral , Curso de Urgências e Atualização Módulo I – Reciclagem em Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 10 jul., Curitiba.
1989 Coordenador Geral , Curso de Urgências e Atualização Módulo II – Infecção em Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 05 mai., Curitiba.
1988 Coordenador Geral, Curso de Urgências e Atualização Módulo I – Cirurgia Geral, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 09 abr., Curitiba.
1987 Membro da Comissão Organizadora, 36° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 27 set.- 01 out., Foz do Iguaçu.
1987 Visiting Professor, Sociedad Mexicana de Cirujanos del Recto y Colon, A.C., Aguas Calientes, 29 mar.- 01 abr., México.
1986 Membro da Comissão Organizadora, Jornada Médica de Atualização de Pato Branco, 06-07 jun., Pato Branco.
1984 Membro da Comissão Organizadora, III Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia e I Jornada do Departamento de Cirurgia da Associação Médica do Paraná, 24-27 out., Curitiba.
1984 Presidente, Curso de Cirurgia do Aparelho Digestivo – “Doenças Inflamatórias do Cólon”, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, III Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia e I Jornada do Departamento de Cirurgia da Associação Médica do Paraná, 24-27 out., Curitiba.
1981 Coordenador, II Curso de Atualização em Cirurgia Geral, Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), 20-23 out., Curitiba.
1980 Coordenador, I Curso de Cirurgia Geral, Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), 12-16 mai., Curitiba.
1979 Membro da Comissão Organizadora, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1975 Membro de Comissão Organizadora, XXV Congresso Brasileira de Proctologia, 21-24 out., Curitiba.

5.3 CURSOS E AULAS MINISTRADOS

2008 Palestrante no Curso Doenças Orificiais Fissuras Anais e Cisto Pilonidal Tratamento Clínico da Fissura Anal, 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 24-27 set., Gramado.
2007 Palestrante com o tema Hemorragia Digestiva Baixa Maciça – Abordagem Colonoscópica e Algoritimo, no IV Curso Teórico-Prático de Colonoscopia do Hospital Santa Catarina, 21 abr., São Paulo.
2006 Palestrante com o tema Fístulas Estercoraceas. Como Tratar?, no II Módulo do 19º Curso Continuado de Atualização em Coloproctologia HCFMUSP, 06 mai., São Paulo.
2005 Palestrante com o tema Conduta nas Fístulas e Deiscências das Anastomoses Colo-Retais, 3º Curso de Vídeo-Cirurgia Colo-Retal, 25-26 nov., Curitiba.
2005 Palestrante da Mesa Redonda – Como a Fístula Anal deve ser Tratada? com o tema: Fistulotomia, VII Curso de Atualização em Coloproctologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Anfiteatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, 25 jun., Porto Alegre.
2005 Palestrante da Mesa Redonda – Físsura Anal, com o tema: Tratamentos Tópicos, VII Curso de Atualização em Coloproctologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Anfiteatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, 25 jun., Porto Alegre.
2005 Palestrante da Mesa Redonda – O que mudou no tratamento da doença hemorroidária? com o tema: Hemorroidectomia, VII Curso de Atualização em Coloproctologia do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Anfiteatro da Associação Médica do Rio Grande do Sul, 25 jun., Porto Alegre.
2002 Aparelho Digestivo III – Coloproctologia – Anastomoses, I Curso de Videoscópica da Unimed Ponta Grossa, 26-27 abr., Ponta Grossa.
1995 Infecção em Coloproctologia – Aspectos Práticos – Sepsis anorretoperineal. 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia e 14° Congresso Latinoamericano de Coloproctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1991 Apresentador no Curso de Cirurgia Colorretal. XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia. Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 11 jul., Rio de Janeiro.
1990 Opções Cirúrgicas para o Tratamento da Incontinência Fecal , Curso Fisiologia da Região Ano-Retal e Tratamento dos Distúrbios da Defecação, XXXIX Congresso brasileiro de Coloproctologia, 20-24 out., Pousada do Rio Quente.
1987 III Curso de Atualização em Gastroenterologia, Hemorragias Digestivas Altas e Baixas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 26-30 out., Curitiba.
1984 Curso Anual de Emergências Médicas, Infecções Cirúrgicas, Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora das Graças, ago./nov., Curitiba.
1983 Curso de Atualização em Proctologia sobre Controvérsias em Coloproctologia com o tema Tratamento do Prolapso de Colostomia. Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 30 jun., Rio de Janeiro.
1981 Primeira Sessão, Lesão Úlcero-Vegetante do Canal Anal – Cólon-Proctologia, II Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, 04-06 jun., Rio Grande do Sul.
1981 Cólon-Proctologia, II Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, 04-06 jun., Rio Grande do Sul.
1980 Ligadura Elástica, Curso de Formação sobre Tratamento Ambulatorial em Patologia Ano Retal, XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.- 01 out., Rio de Janeiro.
1978 Diagnóstico Diferencial y Tratamiento de Ias Colopatias, XXIII Asamblea Nacional de Cirujanos, 12-17 nov., México.

5.4 PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES EXAMINADORAS

2010 Juiz da atividade Coloproctologia – Julgamento – Prolapso retal retopexia laparoscópica X retossigmoidectomia por acesso perineal, IX Congresso Latinoamericano de Cirurgia Endoscópica ALACE, X Congresso Brasileiro de Videocirurgia SOBRACIL, 25-28 ago., Salvador/BA.
2009 Debatedor da Sessão de Trabalhos Científicos Temas – Livre – Selecionados / Vídeos – Livre – Selecionados, 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio-Libanês e Sheraton WTC, 02-06 set., São Paulo.
2000 Membro da Comissão Julgadora do Melhor Poster, 49° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 25 jul., São Paulo.
1999 Membro da Comissão Julgadora da Sessão Especial Prêmio Angelino Manzione, 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Fortaleza.
1992 Membro da Comissão Examinadora de Título de Especialista, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 27-30 set., Rio de Janeiro.
1984-85 Membro da Comissão Examinadora de Título de Especialista, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, nov., Rio de Janeiro.
1983-84 Membro da Comissão Examinadora de Título de Especialista, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, nov., Rio de Janeiro.

5.5 PALESTRAS PROFERIDAS

2011 Mesa Redonda com o tema “Tratamento das Hemorróidas – técnica fechada”, 2º Congresso da Sociedade Regional Leste de Coloproctologia, 07-09 abr., Búzios.
2010 Mesa Câncer Colorretal 2 – Escolha da Cirurgia, 59º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 03-06 set., Rio de Janeiro.
2010 I Jornada Científica do Instituto de Oncologia do Paraná – Atualização no Tratamento de Câncer Colorretal, 05 ago., Curitiba.
2010 Preservação Esfincteriana – Opções X Qualidade de Vida, 1º Simpósio de Oncologia Colorretal, Fundação de Estudos das Doenças do Fígado (FUNEF) – Hospital São Vicente, 28 mai., Curitiba.
2009 Doença de Crhon Estenosante e Fitulizante, I Simpósio Internacional de Atualização em DII, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 18 jul., São Paulo.
2009 Câncer Colo Retal, Reunião Científica dos Médicos Residentes de Cirurgia Geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Centro de Estudos do HNSG, 09 abr., Curitiba.
2008 Mesa Redonda Doenças Orificiais – Como eu Manejo a: Fissura Anal Recidivada, 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 24-27 set., Gramado.
2008 Tumor de Reto, Reunião Científica dos Médicos Residentes de Cirurgia Geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, Centro de Estudos do HNSG, 21 ago., Curitiba.
2007 Complicações em videocirurgia colorretal, III Simpósio Internacional de Videocirurgia Colorretal, V Curso Avançado em Cirurgia Colorretal, I Jornada de Anestesia em Videocirurgia Colorretal. 01-04 nov. S. Paulo.
2007 Mesa Redonda – Tema: Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) – seguimento do paciente com bolsa ileal RCUI, VII Congresso Brasileiro de Estomaterapia, I Congresso Luso-Brasileiro de Estomaterapia, IV Semana Nacional de Estomaterapia, II Simpósio Internacional de Incontinência, SOBEST – Sociedade Brasileira de Estomaterapia, 21-25 out., Curitiba.

2007 Fístulas Ano-Retais. Condutas Atuais, 34º Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas – FMUSP, 04-06 jul., São Paulo.
2007 Cirurgia Laparoscópíca Colorretal – a visão da sociedade. II Workshop de Cirurgia Colorretal Laparoscópica do Hospital de Câncer de Barretos, Fundação Pio XII, 07-09 jun., Barretos.
2007 Doença Hemorroidárea – Estágio Atual de Abordagem, XXIV Congresso da Regional Norte Nordeste de Coloproctologia, 28-30 abr., Recife.
2007 Quando Operar a Doença Diverticular do Cólon?, IGAP – Instituto de Gastroenterologia do Paraná, 18 abr., Curitiba.
2007 Atualização em Doença Diverticular do Cólon, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Cirurgia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, 29 mar., Curitiba.
2007 Biologia Molecular em Câncer Colorretal, I Jornada de Atualização em Gastroenterologia, 16-17 mar., Cascavel.
2007 Câncer Colorretal – Tratamento Cirúrgico Colorretal estádio III e IV, I Jornada de Atualização em Gastroenterologia, 16-17 mar., Cascavel.
2006 Doença Diverticular Conceitos Atuais e Tratamento, VII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 19-23 nov., São Paulo.
2006 Hemorragia Digestiva Baixa e Lesões de Cólon, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Cirurgia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, 05 out., Curitiba.
2006 Grupos de Risco, I Jornada Paranaense sobre Prevenção do Câncer Intestinal, Sociedade Médica de Maringá, 06-07 out., Maringá.
2006 Câncer Intestinal, I Jornada Paranaense sobre Prevenção do Câncer Intestinal, Sociedade Médica de Maringá, 06-07 out., Maringá.
2005 Hemorróida, Fissura e Fístulas Anais, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Cirurgia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, 10 nov., Curitiba.

2005 Diagnóstico e Conduta nas Fístulas Digestivas, IGAP – Instituto de Gastroenterologia do Paraná, 26 out., Curitiba.
2005 Sessão: Desafios em Cirurgia Colorretal – Tema: Peritonite fecal por deiscência anastomótica em cirurgia colorretal, 54º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 08-11 out., Goiânia.
2005 Consenso Interativo 3 – Videolaparoscopia na Doença Diverticular, XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 05-09 jun., Rio de Janeiro.
2005 Mesa Redonda Emergências em Coloproctologia – Colite Fulminante & Megacolon Tóxico: Tratamento, XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 05-09 jun., Rio de Janeiro.
2004 Mesa Redonda “Doenças Ano-Retais”, com o tema Fissuras, Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia (CBC), II Congresso Sul Brasileiro de Cirurgia Torácica, II Congresso Paranaense do Trauma e VI Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (COLT), 09 out., Curitiba.
2004 Doença Hemorroidária e Fístula Retovaginal, Simpósio de Coloproctologia da Sociedade Médica de Maringá e do Capítulo do Paraná da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 30-31 jul., Maringa.
2003 Incontinência Fecal – Instituto de Gastroenterologia do Paraná, Serviço de Endoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças, 22 out., Curitiba.
2003 Mesa Redonda da Sessão de Atualização com o tema Doença Pilonidal, 52º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, XVIII Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2003 Doenças do Assoalho Pélvico – Cirurgia do Prolapso Retal Completo, Simpósio 2 – Coloproctologia, XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, 06-10 jul., Porto Alegre.
2003 Câncer Colorretal – Tratamento Local do Câncer de Reto, XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, 06-10 jul., Porto Alegre.
2002 Colectomia Vídeo Laparoscópica, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Universidade Federal do Paraná, 24 jun., Curitiba.
2002 “Screening” para Tumores de Cólon, Instituto de Gastroenterologia do Paraná (IGAP) e Serviço de Endoscopia do Hospital Nossa Senhora das Graças, 03 mar., Curitiba.

2001 Mesa Redonda Doença Péptica e Dismotilidade do Aparelho Digestório com o tema Constipação Intestinal, VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica e I Congresso Brasileiro de Acadêmicos em Clínica Médica, 03-06 out., Curitiba.
2001 Mesa Redonda Doenças Anorretais Comuns: o que há de novo no Tratamento, XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, 08-12 jul., São Paulo.
2000 Cirurgias Colônicas Vídeo Laparoscópicas, Hospital Santa Cruz, Paraná Clínicas, 22 nov., Curitiba
2000 Mesa Redonda Tratamento do Câncer Precoce do Aparelho Digestivo, com o tema “Câncer Precoce do Reto”, IV Semana do Aparelho Digestivo, 08-12 out., Foz do Iguaçu.
2000 Mesa Redonda Cirurgia Laparoscópica do Abdômen – Cirurgia do Cólon, I Congresso de Educação Médica Continuada, 03-05 ago., Curitiba.
2000 Palestrante (Lecturer), Colon 2000, 49th Brazilian Congress of Coloproctology, 21-26 jul., São Paulo.
2000 Fístulas – Programa Nacional de Atualização em Coloproctologia, 08 abr., Curitiba.
2000 Doenças Inflamatórias Intestinais, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Universidade Federal do Paraná, 16 mar., Curitiba.
1999 Fístulas Anorretais Complexas, Simpósio Satélite II – Atualização Terapêutica em Doenças Anorretais, 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Fortaleza/CE.
1998 Pólipos Intestinais, Departamento de Cirurgia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Universidade Federal do Paraná, 09 mar., Curitiba.
1998 Cirurgias Orificiais – Tratamento da Doença Ano Retal Benigna, III Curso Continuado de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Associação Médica de Londrina, 20 jun., Londrina.
1998 Grandes Desafios II, XXII Congresso Nacional do Colégio Internacional de Cirurgiões, 29 abr.02 mai., Curitiba.
1998 Fístula Reto-Vaginal. Qual a melhor opção? Simpósio Patologia Ano Retal Benigna, 47° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 23-28 set., Gramado/RS.

1997 1º Encontro Catarinense de Coloproctologia com o tema “Hemicolectomia direita”, 12 dez., Joinville/SC.
1996 Infecção em Cirurgia Colorretal – Sepsis Perineal. Conduta. 45° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 15 out., Rio de Janeiro.
1995 Afecções Proctológicas, Lesões Perineais secundárias à D.S.T., Jornada Científica do Hospital de Clinicas e Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, 28 set., Curitiba.
1995 Câncer de Ânus: Aspectos Anatômicos, Curso Anual de Oncologia do Hospital Erasto Gaertner, Centro de Projetos de Ensino e Pesquisa da Liga Paranaense de Combate ao Câncer, 15 mar., Curitiba.
1994 Neoplasias de Cólon, Programa de Treinamento e Endoscopia Digestiva, Instituto de Gastroenterologia do Paraná, 30 nov., Curitiba.
1993 Hemorragia Digestiva Baixa, Curso de Emergências Médicas do Hospital Nossa Senhora das Graças, 04 out.- 17 nov., Curitiba.
1993 Apresentador da Mesa Redonda Cuidados Pré e Pós-Operatórios Pacientes Cirúrgicos Colo-Retais com o tema Como Avaliar Fatores de Risco Cirúrgico? 42° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 29 set – 02 out., Brasília.
1993 Mesa Redonda Controvérsias em Cirurgia, com o tema Conduta na Hemorragia Digestiva Baixa Maciça, VI Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 16-18 set., Curitiba.
1992 Pólipos Intestinais, Departamento de Cirurgia, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Universidade de Federal do Paraná, 03 set., Curitiba.
1992 Doença Diverticular do Cólon, 2° Encontro dos Médicos Residentes da Santa Casa, 03 set., Curitiba.
1992 Mesa Redonda: Tratamento do Câncer de Reto: Cirúrgico – Curso Anual de Oncologia do Hospital Erasto Gaertner, 27 mai. Curitiba
1992 Câncer do Ânus, I Curso de Atualização em Oncologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 06-09 abr., Curitiba.
1992 Hemorragia Digestiva Baixa, Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora das Graças, 07 out., Curitiba.

1991 Cirurgia Coloproctológica, I Encontro de Cirurgia Ambulatorial, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 07 nov., Curitiba.
1991 Hemorragia Digestiva Baixa, Curso de Emergências Médicas do Hospital Nossa Senhora das Graças, 14 out., Curitiba.
1991 Relator na Mesa Redonda Polipos Colo-Retais, sub-tema Conduta Atual no Polipo com Câncer Invasivo, 40° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 09-12 out., São Paulo.
1991 Doença Diverticular do Cólon, VIII Congresso da Associação Médica do Paraná, 07-11 ago., Curitiba.
1991 Sepsis Ano-Reto-Perineal: Conduta, Curso Continuado do Coloproctologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 03 ago., São Paulo.
1991 Mesa Redonda com o tema Vantagens do Uso de Sutura Mecânica, Curso Suturas Mecânicas em Cirurgia Geral, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo da Universidade Federal do Paraná e Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 14-15 jun., Curitiba.
1990 Doença Inflamatória Intestinal, I Jornada Médica Internacional Comemorativa do Sesquicentenário da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência do Rio de Janeiro, 14-17 mai., Rio de Janeiro.
1990 Conferencista da Mesa Redonda de Proctologia com o tema Doença Inflamatória Intestinal, I Jornada Médica Internacional, Hospital da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, 14-17 mai., Rio de Janeiro.
1989 Relator da Mesa Redonda Urgência das Enfermidades Orificiais, 1º Congresso Médico de Campinas, mai., Campinas.
1987 Patologias Orificiais, Jornada de Gastroenterologia de Cascavel, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 07-08 ago., Cascavel.
1987 Relator da Mesa Redonda Câncer Pélvico, com o tema Tumores Ano-Retais, VI Congresso da Associação Médica do Paraná, 21-27 jun., Curitiba.

1987 Fístulas Retovaginais, XIV Congresso Nacional do Colégio Internacional de Cirurgiões, XIII Western Hemisphere Congress of International College of Surgeons, 30 abr., São Paulo.
1986 Tratamento Cirúrgico do Câncer Colo-Retal, I Jornada Binacional de Gastroenterologia, 06 dez., Foz ao Iguaçu.
1986 Estudo Crítico do Tratamento Cirúrgico do Megacólon, 7a Jornada da Residência Médica em Cirurgia, Universidade Federal do Paraná, 12 ago., Curitiba.
1986 Urgências Abdominais, Jornada Médica de Atualização de Pato Branco, Associação Médica do Paraná, 07 jun., Pato Branco.
1986 Hemorragias Digestivas, Jornada Médica de Atualização de Pato Branco, Associação Médica do Paraná, 06 jun., Pato Branco.
1985 Tratamento Cirúrgico da Doença Diverticular dos Cólons, 6a Jornada da Residência Médica em Cirurgia, Universidade Federal do Paraná, 20 set., Curitiba.
1985 Moderador de Mesa Redonda com o tema Doenças Inflamatórias Intestinais, 14a Reunião do Programa de Reciclagem em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 14 set., Maringá.
1985 Abdome Agudo Traumático na Mesa Redonda Novos Métodos no diagnóstico e tratamento do abdome agudo, XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia, 21-26 jul., Rio de Janeiro.
1985 Cirurgia das Doenças Inflamatórias Inespecíficas. Poupar ou não o Reto? Curso de Atualização em Proctologia. XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia, 26 jul., Rio de Janeiro.
1984 Doenças Sexualmente Transmissíveis em Proctologia, Centro de Estudos dos Médicos Residentes do Hospital Evangélico de Curitiba, 29 ago., Curitiba.
1984 Sangramentos Ano-Retais, 11a Reunião do Programa de Reciclagem em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 11 mai., Ponta Grossa.

1984 Mesa Redonda – Sutura com o tema Sutura Gastrointestinal em dois planos, I Simpósio de Sutura e Cicatrização, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Regional Norte do Paraná, 07 abr., Londrina.
1983 Fístulas Estercorais – Análise de 120 Casos, Universidade Federal do Paraná, IV Jornada do Departamento de Cirurgia, 22-24 set., Curitiba.
1983 Participante na Mesa Redonda sobre Iatrogênese em Cirurgia do Aparelho Digestivo, com o tema latrogênese na Cirurgia dos Intestinos, 8a Reunião de Ensino Programado em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 11 jun., Curitiba.
1982 Relator do tema Hemorragia Maciça Baixa, Simpósio Problemas Críticos em Cirurgia do Cólon e Reto, XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 18-23 jul., Rio de Janeiro.
1981 Relator na Mesa Redonda sobre Colostomias e lIeostomias, 1º Curso de Atualização em Coloproctologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 19 out., Curitiba.
1981 Relator na Mesa Redonda intitulada Câncer de Cólon, com o tema Tratamento Cirúrgico – Câncer de Reto, IV Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 24-26 set., Cascavel.
1981 Relator na Mesa Redonda Afecções Ano-Retais, com o tema Tumores do Ânus, III Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Maringá, 24-25 jul., Maringá.
1979 Relator do tema Tratamento Cirúrgico e Complicações, apresentado na Mesa Redonda intitulada Câncer Ano-Reta-Cólico, III Jornada Paranaense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva e II Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Maringá, 19-21 out., Maringá.

1978 Mesa Redonda na XXIII Asamblea Nacional de Cirujanos Seccion de Trabajos por Invitacion, “Diagnostico diferencial y tratamiento de Ias traumatismos de cólon”; “Seccion de trabajos por invitacion con el tema poliposis familiar del cólon”; “Diagnostico diferencial y tratamiento de Ias polipos del cólon”; “Diagnostico diferencial y tratamiento de Ia obstruccion intestinal”; “Que hay de nuevo en el diagnostico diferencial y tratamiento de Ias colopatias en el extranjero”. 5 Participações – 14-17 nov. México.
1978 Lesões Peri-Anais Úlcero-Vegetantes – Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Curso de Proctologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 20 mai., Curitiba.
1977 Técnicas em Hemorroidectomia, I Congresso dos Ex-Internos, Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora das Graças, 13-15 out., Curitiba.
1977 Doença Diverticular do Cólon, I Congresso dos Ex-Internos Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora das Graças, 13-15 out., Curitiba.

6 OUTRAS ATIVIDADES

1993-95 Membro do Conselho Deliberativo, Graciosa Country Clube, Curitiba.
1988 Estudo Multicêntrico realizado com ASALIT através do Departamento de Pesquisa Clínico-Farmacológica da MERCK, Curitiba.
1986 Membro da Comissão – Lobby Empresarial do Conselho Consultivo da Política Industrial e Comercial do Paraná, COIND, Secretaria de Estado da Indústria e do Comércio, Curitiba.
1984-11 Membro Nato do Conselho Deliberativo, Clube Curitibano, Curitiba.
1984 Consultor na 4ª Sessão de Consultoria, XXXIV Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, Rio de Janeiro.
1983-84 Presidente, Clube Curitibano, Curitiba.
1981-82 Vice-Presidente, Clube Curitibano, Curitiba.
1980-81 1º Secretário, Clube Curitibano, Curitiba.
1975-76 Membro da Comissão de Material Médico e Medicamentos – Assembléia de Delegados da Associação Médica Brasileira.
1974-75 2º Secretário, Clube Curitibano, Curitiba.

7 PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

7.1 CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, JORNADAS

2010 I Jornada de Videocirurgia Colorretal, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, Hospital Vita Curitiba, 01-02 out., Curitiba.
2010 59º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 03-06 set., Rio de Janeiro.
2010 IX Congresso Latino Americano de Cirurgia Endoscópica ALACE e X Congresso Brasileiro de Videocirurgia SOBRACIL, na qualidade de Congressista, 25-28 ago., Salvador – Bahia.
2010 4º Congresso Regional de Cirurgia do Setor VI do Colégio Brasileiro de Cirurgiões “Quebrando Paradigmas – 2010”, na qualidade de Membro Efetivo, 06-08 jun., Curitiba.
2009 Fórum Internacional de Cancer do Reto – FICARE 2009, 19-21 nov., São Paulo.
2009 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista – 04-06 set., São Paulo.
2008 1º Simpósio de Cirurgia Minimamente Invasiva – International MIS, 04-06 dez., Curitiba.
2008 III Congresso Sul-Brasileiro de Videocirurgia – SOBRACIL, 13-15 nov., Curitiba.
2008 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia , na qualidade de Congressista – 24-27 set., Gramado.
2008 SIECO – 1º Simpósio Inter-hospitalar de Ensino em Coloproctologia e Encontro de Residentes e Ex-Residentes de Coloproctologia de Curitiba, 29-30 ago., Curitiba.
2007 Fórum Internacional de Câncer do Reto – FICARE 2007, 22-24 nov., São Paulo.
2007 56º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista – Estação Embratel Convention Center,05-08 set., Curitiba.
2007 7th Internacional Gastric Cancer Congress, 09-12 mai., São Paulo.
2007 XXIV Congresso da Regional Norte Nordeste de Coloproctologia, 28-30 abr., Recife.
2007 I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2007, 11-13 abr., Brasília.
2006 VII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 19-23 nov., São Paulo.
2006 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista – 07-10 set., Rio de Janeiro.
2005 54º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista, 08-11 out., Goiânia.
2004 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista, 22-25 set., Campos de Jordão.
2004 VI Congresso Paranaense de Clínica Médica, III Congresso Paranaense de Medicina de Urgência e I Jornada Paranaense de Cuidados Paliativos, na qualidade de Membro Efetivo, 29 mai., Curitiba.
2003 Curitiba International Colorectal Day, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, na qualidade de Membro Efetivo – 14 nov., Curitiba.
2003 XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, na qualidade de Congressista
06-10 jul., Porto Alegre.
2003 52° Congresso Brasileiro de Coloproctologia e XVIII Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2002 51° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, na qualidade de Congressista – 14-17 set., Ouro Preto.
2001 I Jornada Paranaense de Videocirurgia, Congressista – 09-10 nov., Curitiba.
2001 VI Congresso Brasileiro de Clínica Médica e I Congresso Brasileiro de Acadêmicos em Clínica Médica, Membro Efetivo 03-06 out., Curitiba.
2001 50° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 04-07 set., Rio de Janeiro.
2001 XXIV Congresso Brasileiro de Cirurgia, Congressista – 08-12 jul., São Paulo.
2000 IV Semana do Aparelho Digestivo, Congressista – 08-12 out., Foz do Iguaçu.
2000 XVIII Biennial Congress of the International Society of University Colon and Rectal Surgeons, 49th Brazilian Congress of Coloproctology, 21-26 jul., São Paulo.
2000 Programa Nacional de Atualização em Coloproctologia, 08 abr., Curitiba.
1999 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 04-07 set., Fortaleza/CE.
1999 Annual Convention – The American Society of Colon and Rectal Surgeons, mai. 01-06, Washington.
1999 II Reunião Científica, Membro Efetivo – Sociedade Paranaense de Coloproctologia, 06-07 ago., Maringá.
1999 Digestive Desease Week Meetings, 15-21 may., Orlando, Florida.
1998 47° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 23-26 set., Gramado.
1998 XXII Congresso Nacional do Colégio Internacional de Cirurgiões, 29 abr.- 02 mai., Curitiba.
1998 9th Annual International Symposium: Colorectal Disease, Fort Lauderdale, 19-21 feb., Florida.
1997 46° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 13-17 set., Curitiba.
1996 45° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressita – 12-15 out., Rio de Janeiro.
1995 XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia e XI Congresso Latino-Americano de Cirurgia, Participante – 03-07 set., São Paulo.
1995 14° Congresso Latinoamericano de Coloproctologia e 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1994 10th World Congress of Gastroenterology, Los Angeles, 03 – 07 oct., California.
1993 42° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 29 set.- 02 out., Brasília.
1993 VI Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, Membro Efetivo – 16-18 set., Curitiba.
1991 VIII Congresso da Associação Médica do Paraná, Membro Efetivo – 07-11 ago., Curitiba.
1991 XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 07-11 jul., Rio de Janeiro.
1991 III Congresso Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, 24-25 jul., São Paulo.
1991 40° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 09-12 out., São Paulo.
1990 XXXIX Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 20-24 out., Pousada do Rio Quente, Goiás.
1990 Jornada de Atualização em Afecções Gastroduodenais, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 02-04 ago., Curitiba.
1989 38° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Membro Efetivo – 15-18 out., Rio de Janeiro.
1988 37° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Membro Efetivo – 12-15 out., Gramado.
1988 XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 24-29 jul., São Paulo.
1988 1a Jornada de Gastroenterologia de Santo Antônio da Platina e da Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 15-16 abr., Curitiba.
1987 36° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Membro Efetivo – 27 set.- 01 out., Foz do Iguaçu.
1987 VI Congresso da Associação Médica do Paraná, Membro Efetivo – 21-27 jun., Curitiba.
1986 I Jornada Binacional de Gastroenterologia, Membro Efetivo – 04-06 dez., Foz do Iguaçu.
1986 Congressos Mundiais de Gastroenterologia, 8th Congress of Gastroenterology, 6th Congress of Digestive Endoscopy, 3rd Congress of Coloproctology, 07-12 set., São Paulo.
1986 Jornada Médica de Atualização de Pato Branco, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 06-07 jun., Pato Branco.
1985 I Congresso de Cirurgia do Norte Pioneiro e III Jornada de Cirurgia do C.B.C. Região Norte Paraná, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, regional Norte Paraná, 23 nov., Londrina
1985 35° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 14-17 nov., São Paulo.
1985 15a Reunião do Programa de Reciclagem em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 05 out., Curitiba.
1985 14ª Reunião do Programa de Reciclagem em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 14 set., Maringá.
1985 XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia, Congressista – 21-26 jul., Rio de Janeiro.
1985 I Congresso da Associação Médica do Paraná, Participante – 02-08 jun., Curitiba.
1985 Seminário de Atualização em Doenças do Aparelho Digestivo, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 25-27 abr., Curitiba.
1984 XXXIV Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 11-14 nov., Rio de Janeiro.
1984 III Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia e I Jornada do Departamento de Cirurgia da Associação Médica do Paraná, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 24-27 out., Curitiba.
1984 I Simpósio de Sutura e Cicatrização, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Regional Norte do Paraná, Membro Efetivo – 07 abr., Londrina.
1983 V Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Capítulo Paraná, 27-29 out., Foz do Iguaçu.
1983 I Seminário Brasileiro de Atualização Cirúrgica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 07 mai., Curitiba.
1982 XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, Congressista – 18-23 jul., Rio de Janeiro.

1981 IV Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Capítulo do Paraná), Associação Médica do Paraná (Regional Cascavel) e Instituto de Gastroenterologia de Cascavel, 24-26 set., Cascavel.
1981 31° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Congressista – 06-09 set., São Paulo.
1981 III Jornada Paranaense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Maringá, – 24-25 jul., Maringá.
1981 II Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Faculdade de Medicina de Passo Fundo, 04-06 jun., Passo Fundo.
1980 XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, Congressista – 28 set.-01 out., Rio de Janeiro.
1979 III Jornada Paranaense de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva, II Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva de Maringá, 19-21 out., Maringá.
1979 XXIX Congresso Brasileiro de Proctologia, Congressista – 16-19 set., Belo Horizonte.
1979 XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, Membro Efetivo – 29 abr.-04 mai., Curitiba.
1978 7° Congresso Latino-Americano de Proctologia, 28° Congresso Brasileiro de Proctologia, Congressista -07-12 set., Porto Alegre.
1978 5° Congresso Mundial, Collegium Internationale Chirurgiae Digestivae, Congressista – 03-06 set., São Paulo.
1978 II Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Congressista – 03-06 ago., Ponta Grossa.
1977 I Congresso dos Ex-Internos do Hospital Nossa Senhora das Graças, Participante – 13-15 out., Curitiba.
1977 XXVII Congresso Brasileiro de Proctologia, Membro Efetivo – 09-12 out., Goiânia.
1977 I Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Membro Efetivo – 26-28 ago., Maringá.
1976 XXVI Congresso Brasileiro de Proctologia, Membro Titular – 16-19 nov., Guarujá – São Paulo.
1975 Sexto Congreso Latinoamericano de Proctologia, Miembro Titular – 26-31 out., Buenos Aires.
1975 XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, Membro Efetivo – Membro Efetivo – 21-24 out., Curitiba.
1975 Sexto Congreso Argentino e Internacional de Proctologia, Miembro Titular – 26 sep.- 01 oct., Buenos Aires.
1974 XXIV Congresso Brasileiro de Proctologia, Membro Efetivo – 29 set.-02 out., São Paulo.
1973 XXIII Congresso Brasileiro de Proctologia, Membro Efetivo – 02-05 set., Rio de Janeiro.

7.2 COMPOSIÇÃO DE MESAS REDONDAS, PAINÉIS E CONGÊNERES

2010 Debatedor – Cirurgia Colorretal, 3º Simpósio Internacional em Cirurgia Minimamente Invasiva – International MIS de Curirtiba, Universidade Positivo, 28-30 nov., Curitiba.
2010 Presidente da Conferência “Como Alcançar a Curva de Aprendizado”, I Jornada de Videocirurgia Colorretal, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, Hospital Vita, 01-02 out., Curitiba.
2010 Debatedor na Sessão de Vídeo Convidados: Passo a Passo da Cirurgia Colorretal, I Jornada de Videocirurgia Colorretal, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, Hospital Vita, 01-02 out., Curitiba.
2010 Comentador da atividade: Coloproctologia – Vídeo convidado – Correção de hérnia paracolostômica gigante através de acesso laparoscópico, IX Congresso Latino Americano de Cirurgia Endoscópica ALACE e X Congresso Brasileiro de Videocirurgia SOBRACIL, 25-28 ago., Salvador.
2010 Coordenador da Mesa Redonda A: Estadiamento de Tumor de Reto, I Jornada Científica do Instituto de Oncologia do Paraná – Atualização no Tratamento de Câncer Colorretal, 05 ago., Curitiba.
2010 Moderador da Mesa Redonda: Doenças Anoretais – Como eu Faço, 3º Simpósio Inter-Hospital de Ensino em Coloproctologia e Encontro de Residentes e Ex-Residentes de Coloproctologia de Curitiba, Associação Médica do Paraná, 25-26 jun., Curitiba.
2010 Presidente da Mini-Conferência: Atualidades em Laparoscopia no Tratamento do Câncer de Reto, 4º Congresso Regional de Cirurgia do Setor VI do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 06-08 jun., Curitiba.
2009 Debatedor: Procedimentos sobre o Reto, Colo Lap Itu, Instituto Lubeck, 10-12 dez., Itu.
2009 Discussant: Radical Surgery for Rectal Câncer – Sphincter-Preserving Procedures, Fórum Internacional de Câncer do Reto – FICARE 2009, 19-21 nov., São Paulo.
2009 Presidente da Conferência: Estado Atual do Tratamento Biológico da Doença Inflamatória, 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Sheraton WTC, 02-06 set., São Paulo.
2009 Moderador do Curso Pré Congresso Videocirurgia Colorretal com o tema: Cirurgia demonstrativas ao vivo, 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Sheraton WTC, 02-06 set., São Paulo.
2009 Debatedor da Mesa Redonda: Orientações & Dilemas em Situações Difíceis, 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e Sheraton WTC, 02-06 set., São Paulo.
2009 Moderador da Mesa Redonda: Fístulas Anais, XXVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, 28-30 jul., São Paulo.
2008 Presidente da Atividade Cirurgia Robótica, III Congresso Sul-Brasileiro de Videocirurgia – SOBRACIL, 13-15 nov., Curitiba.
2008 Presidente da Atividade Painel, III Congresso Sul-Brasileiro de Videocirurgia – SOBRACIL, 13-15 nov., Curitiba.
2008 Moderador da Mesa Redonda: Aspectos Atuais das Doenças Colo-Retais, VIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, 05-09 out. Brasília.
2008 Presidente da Mesa Redonda: Coloproctologia e Gestação, 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 24-27 set., Gramado.
2008 Moderador do Curso Doenças Orificiais Abscessos e Fístulas Anais, 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 24-27 set., Gramado.
2007 Debatedor da Sessão III: Terapia Neoadjuvante ‘Curso Longo x Curso Curto’ Fundamentos – Para quais tumores?, Fórum internacional de Câncer do Reto – FICARE 2007, 22-24 nov., São Paulo.
2007 Debatedor do Painel: Colectomia Direita – Colectomia Total, II Workshop de Cirurgia Colorretal Laparoscópica do Hospital do Câncer de Barretos, Fundação Pio VII, 07-0-0 jun., Barretos.
2007 Presidente da Mesa na Conferência Internacional: Manuseio do Câncer Retal Baixo – Estágio Atual, XXIV Congresso da Regional Norte Nordeste de Coloproctologia, 28-30 abr., Recife.
2007 Moderador do Curso: Cirurgia Videolaparoscópica Colo-Retal – tipos e técnicas, XXIV Congresso Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia, 28-30 abr., Recife.
2006 Moderador do Tema: Complicações em Videocirurgia Colo Retal, II Simpósio Internacional de Videocirurgia Colo Retal e IV Curso Avançado em Videocirurgia Colo Retal, 29 nov.- 02 dez., São Paulo.
2006 Debatedor do Tema: Estado Atual da Videocirurgia no Tumor do Reto, II Simpósio Internacional de Videocirurgia Colo Retal e IV Curso Avançado em Videocirurgia Colo Retal, 29 nov.- 02 dez., São Paulo.
2006 Debatedor das Cirurgias ao Vivo, II Simpósio Internacional de Videocirurgia Colo Retal e IV Curso Avançado em Videocirurgia Colo Retal, 29 nov. – 02 dez., São Paulo.
2006 Moderador das Cirurgias ao Vivo, II Simpósio Internacional de Videocirurgia Colo Retal e IV Curso Avançado em Videocirurgia Colo Retal, 29 nov.- 02 dez., São Paulo.
2006 Moderador da Sessão Como eu Faço ‘Vídeos Editados sobre Doenças Malignas, Encontro Sul-Brasileiro de Cirurgia CBC-SOBRACIL, 18-21 out., Blumenau.
2006 Presidente Sessão: Conferência 1 – Tema: Tratamento do Câncer de 1/3 Distal do Reto, 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Hotel Inter-Continental, 07-10 set., Rio de Janeiro.
2005 Debatedor, Tema: Vídeo Conferência – benefícios da videocirurgia, I Simpósio Internacional de Vídeocirurgia Colo Retal e do III Curso Avançado em Vídeocirurgia Colo Retal, 12-15 nov., Salto.
2005 Moderador, Tema: Estado Atual da Videocirurgia no Tumor do Reto, I Simpósio Internacional de Vídeocirurgia Colo Retal e do III Curso Avançado em Vídeocirurgia Colo Retal, 12-15 nov., Salto.
2005 Moderador das Sessões de Temas Livres, 54º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 08-11 out., Goiânia.
2005 Moderador das Sessões de Relato de Caso, 54º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 08-11 out., Goiânia.
2005 Moderador da Mesa Redonda 08: Doença Inflamatória Intestinal – tratamento, XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 5-9 jun., Rio de Janeiro.
2004 Moderador do Painel 4 – Tema: Doenças Anorretais, 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 22-25 set., Campos do Jordão.
2004 Participante do Painel: Desafios do Cotidiano apresentando o Tema: Dermatite Perianal e sua Abordagem, III Congresso Paranaense de Medicina de Urgência e I Jornada Paranaense de Cuidados Paliativos, 29 mai., Curitiba.
2003 Moderador de Mesa Redonda: Laparoscopic Colectomy: is of value?, Curitiba International Colorectal Day, 14 nov., Curitiba.
2003 Moderador da Sessão Interativa “Você pensa que é expert?” – Doença de Crohn, 52° Congresso Brasileiro de Coloproctologia e do XVIII Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2003 Moderador do Curso de Aperfeiçoamento Doenças Ano-Retais, 52° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2002 Debatedor da Sessão de Temas Livres Doença Inflamatória, 51° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 14-17 set., Ouro Preto.
2001 Moderador da Mesa Redonda Cólon, I Jornada Paranaense de Videocirurgia, 09-10 nov., Curitiba.
2001 Debatedor no Painel Doenças Colônicas Raras, 50° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Rio de Janeiro.
2000 Debatedor da Sessão de Vídeos Livres de Cirurgia: laparoscopia-Cólon, IV Semana do Aparelho Digestivo, 08-12 out., Foz do Iguaçu.
2000 Presidente da Conferência Avanços e Perspectivas no Tratamento do Câncer Colo-Retal, I Congresso de Educação Médica Continuada da Unimed Curitiba, 03-05 ago., Curitiba.
2000 Moderador no 49yh Brazilian Congress of Colo Proctology, 21-26 jul., São Paulo.
1999 Debatedor do Pré-Congresso I (curso básico) Módulo IV, 48° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 04-07 set., Fortaleza.
1999 Debatedor no Colóquio Doenças Orificiais, Segunda Reunião Científica, Sociedade Paranaense de Coloproctologia, 06-07 ago., Maringá.
1998 Moderador da Mesa Redonda Tratamento Adjuvante do Câncer Digestivo, Fórum Paranaense do Aparelho Digestivo, 12-15 abr., Curitiba.
1996 Moderador no Colóquio Informal: I – Anastomoses Intestinais, 45° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 12-15 out., Rio de Janeiro.
1996 Debatedor do Vídeo Convidado Pólipos – Divertículos – Afecções Vasculares, Módulo Hemorragia Digestiva Baixa – Diagnóstico e Tratamento, Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva,
31 mai.- 01 jun., Curitiba.
1996 Colóquio Hemorróidas, Módulo de Cólon, do Ensino Continuado em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 26-27 abr., Curitiba.
1995 Debatedor do Painel Deiscências de Anastomoses, 14° Congresso Latinoamericano e do 44° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1995 Moderador do Colóquio Desjejum “Fístulas Anorretais e Reto-Vaginais”, 14° Congresso Latino-americano e do 44° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1993 Presidente da Sessão de Temas Livres, XI Seminário Brasileiro de Endoscopia Digestiva e III Congresso Sul-Brasileiro de Gastroenterologia, 27 out., Curitiba.
1993 Moderador do Painel: Experiência em Programa de Atendimento ao Ostomizado, 42° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia,
29 set. – 02 out., Brasília.
1993 Moderador da Mesa Redonda: Intestino Grosso, VI Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 16-18 set., Curitiba.
1993 Colóquio sobre Câncer do Aparelho Digestivo, IX Congresso da Associação Médica do Paraná, 03 jul., Curitiba.
1991 Moderador da Mesa Redonda: Doença Inflamatória Intestinal, XIX Congresso Brasileiro de Cirurgia, 03 jul., Rio de Janeiro.
1990 Coordenador da Mesa Redonda Diverticulite Aguda, Curso de Urgências e Atualização Módulo I Abdome Agudo, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 25 abr., Curitiba.
1989 Comentador do Módulo III do Curso Temas Básicos em Coloproctologia, 38º Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 15-18 out., Rio de Janeiro.
1989 Colóquio Riscos Profissionais, AIOS, Hepatite B e os Profissionais sob Risco de Contágio, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 19-20 mai., Santo Antônio da Platina.
1989 Colóquio Sepsis Intrabdominal, Curso de Urgência e Atualização Módulo 11 Infecção em Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 06 mai., Curitiba.
1989 Colóquio Antibioticoprofilaxia, Curso de Urgência e Atualização Módulo 11 Infecção em Cirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 05 mai., Curitiba.
1989 Colóquio Alterações do Hábito Intestinal, II Curso Continuado de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 28-29 abr., Curitiba.
1988 Debatedor do Painel Cirurgia Orificial, XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia, 24-29 jul., São Paulo.
1988 Debatedor em Doenças Inflamatórias dos Intestinos, 1a Jornada de Gastroenterologia de Santo Antônio da Platina, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 15-16 abr., Santo Antônio da Platina.
1988 Colóquio Trauma Abdominal, 1ª Jornada de Gastroenterologia de Santo Antônio da Platina e da Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 15-16 abr., Santo Antônio da Platina.
1986 Miscelânia com o tema Patologia Orificial, I Jornada Binacional de Gastroenterologia, 04-06 dez., Foz do Iguaçu.
1986 Colóquio sobre Doença Diverticular dos Cólons, III Seminário de Atualização em Doenças do Aparelho Digestivo, Colégio Internacional de Cirurgiões, Seção Brasileira e Universidade Federal do Paraná, 16 ago., Curitiba.
1985 Mesa Redonda Cirurgia Orificial, I Congresso de Cirurgia do Norte Pioneiro e III Jornada de Cirurgia do C.B.B. Reg. Norte Paraná, 23 nov., Santo Antônio da Platina, Londrina.
1985 Debatedor da Sessão de Temas Livres: Preparo Intestinal, 35° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 14-17 nov., São Paulo.
1985 Participante do Colóquio Trauma Colorretal, 35° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 14-17 nov., São Paulo.
1985 Participante do Colóquio sobre Conduta na Hemorragia Digestiva Baixa, 15a Reunião do Programa de Reciclagem em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 05 out, Curitiba.
1985 Comentador do tema Tratamento Cirúrgico da Doença Diverticular dos Cólons, 6a Jornada do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Paraná, 22 set., Curitiba.
1985 Mesa Redonda Experiências com o 5-ASA, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Regional Norte do Paraná, 15 ago., Londrina.
1985 Participante do Colóquio Abdome Agudo, I Congresso da Associação Médica do Paraná, 02-08 jun., Curitiba.
1984 Colóquio Anastomoses Intestinais, III Jornada Sul-Brasileira de Cirurgia e I Jornada do Departamento de Cirurgia da Associação Médica do Paraná, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 24-27 out., Curitiba.
1984 Painel sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Lesões Dermatológicas Perineais, XXXIV Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 11-14 nov., Rio de Janeiro.
1984 Moderador de Mesa Redonda sobre Atualização em Cirurgia Ano-Retal, Curso de Atualização em Proctologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 12 jun., Rio de Janeiro.
1984 Moderador de Mesa Redonda Cicatrização, I Simpósio de Sutura e Cicatrização, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Regional Norte do Paraná, 07 abr., Londrina.
1983 Colóquio Afecções Ano-Retais, V Jornada Paranaense de Gastroenterologia, 27-29 out., Foz do Iguaçu.
1983 Comentador do tema Fístulas Estercorais – Análise de 120 casos, 4a Jornada do Departamento de Cirurgia do Setor de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Paraná, 22-24 set., Curitiba.
1983 Debatedor na Controvérsia Anastomoses Intestinais, 33º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 04-07 set., Campinas.
1982 Moderador na Mesa Redonda sobre Sangramento Colônico, I Curso Anual de Atualização em Gastroenterologia da Universidade Católica do Paraná, 02 out., Curitiba.
1982 Mesa Redonda sobre o tema Oclusão Intestinal, Curso de Intestino Delgado, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 07-08 mai., Curitiba.
1981 Debatedor de Sessão de Temas Livres, 31º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 06-09 set., São Paulo.
1979 Secretário da Mesa Redonda Complicações da Cirurgia Gastro-Duodenal, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia e II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1979 Presidente da Conferência Diagnóstico e Tratamento das Lesões Ano-Retais, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1978 Moderador do Colóquio sobre Afecções Orificiais, II Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 03-06 ago., Ponta Grossa.
1977 Simposiasta do Simpósio sobre Neoplasias do Tubo Digestivo – Tratamento Cirúrgico, I Jornada Paranaense de Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 26-28 ago., Maringá.

7.3 TRABALHOS APRESENTADOS

2009 Cirurgia de Delorme no Tratamento do Adenoma Viloso: estudo de 6 casos, Pôster – 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia,04-06 set, São Paulo
2005 As Intenções da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), XLIII Pôster – Congresso Brasileiro de Educação Médica, 26-29 out., Natal.
2004 Oclusão Intestinal por Compressa Cirúrgica, Pôster – 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 22-25 set., Campos do Jordão/SP.
2004 Metástase Hepática Gigante, Pôster – 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 22-25 set., Campos do Jordão/SP.
2004 Fístulas Reto-Vaginais Complexas: Tratamento Cirúrgico em Dois Tempos, Tema Livre – 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 22-25 set., Campos do Jordão/SP.
2003 Experiência Inicial com o uso de Stapler Circular no Tratamento de Hemorróidas, Tema Livre – XVIII Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2003 Colectomia Laparoscópica – Experiência Inicial, Tema Livre – XVIII Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 04-07 set., Salvador.
2003 A Importância do Diagnóstico Precoce e Tratamento do Adenoma Viloso, Tema Livre – XXV Congresso Brasileiro de Cirurgia, 06-10 jul., Porto Alegre.
1999 Polipose Colorretal não Hereditária. Relato de Caso, Pôster – 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Fortaleza.
1999 Oclusão Intestinal por Compressas Cirúrgicas Intraluminais, Experiência de um Serviço, Tema Livre – 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Fortaleza.
1999 Carcinoma Verrucoso de Canal, Pôster – 48° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 04-07 set., Fortaleza.
1998 Complicações da Cirurgia de Nissen Lararoscópica, XXII Congresso Nacional do Colégio Internacional de Cirurgiões, 29 abr-02 mai. Curitiba.
1995 Reparo Esfincteriano em Fístulas Peri-Anais, 14° Congresso Latino Americano de Coloproctologia, Tema Livre – 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1995 Carcinoma Epidermóide de Ânus – Quando Operar? Tema Livre – 14° Congresso Latino Americano de Coloproctologia, 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 09-12 jul., São Paulo.
1989 Doença de Crohn: Aspectos Cirúrgicos, Tema Livre – 38° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 15-18 out., Rio de Janeiro.
1988 Tratamento Cirúrgico dos Adenomas Vilosos, Tema Livre – 37° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 12-15 out., Gramado.
1988 Necrose de Períneo, Tema Livre – 37° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 12-15 out., Gramado.
1984 Síndrome de Fournier, Tema Livre – XXXIV Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 11-14 nov., Rio de Janeiro.
1984 Hemorroidectomia Plástica Aberta – Técnica e Experiência, Tema Livre – XXXIV Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 11-14 nov., Rio de Janeiro.
1982 Uso do Stapler Descartável (Ethicon) para Anastomose Tardia Colo-Retal após Cirurgia de Hartmann, Tema Livre – 32° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 07-10 set., Fortaleza.
1982 Fístulas Colo-Cutâneas – Orientação Terapêutica, Tema Livre – XVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, 18-23 jul., Rio de Janeiro.
1981 Lesões Colônicas causadas pelo Formol – Apresentação de um Caso, Tema Livre – 31° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 06-09 set., São Paulo.
1981 Anastomoses Mecânicas Alternativas para Conservação Esfincteriana, Tema Livre – 31° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 06-09 set., São Paulo.
1981 Ligadura Hemorroidária com Banda Elástica, Tema Livre – II Jornada Sul Brasileira de Cirurgia, 04-06 jun., Passo Fundo.
1980 Perfuração de Ceco – uma Complicação dos Tumores do Cólon, Tema Livre – XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.-01 out. Rio de Janeiro.
1980 Fechamento primário do períneo após amputação abdomino-perineal de reto por câncer, Tema Livre – XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.- 01 out., Rio de Janeiro.
1979 Polipose Familiar do Cólon, Relato de 8 casos, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1979 Hemorroidectomia Técnica e Resultados, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1979 Doença Diverticular dos Cólons – Tratamento Cirúrgico Eletivo, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.- 04 mai., Curitiba.
1978 Sphinteroplasty Indications, Methods and Results, Tema Livre – 5° Congresso Mundial, Collegium Internacionale Chirurgiae Digestivae, 03-06 set., São Paulo.
1978 Highly Slective Vagotomy – Our Experience In 225 Cases, Tema Livre – 5° Congresso Mundial, Collegium Internacionale Chirurgiae Digestivae, 03-06 set., São Paulo.
1977 Diagnóstico Diferencial das Lesões Anais Úlcero-Vegetantes, Tema Livre – XXVII Congresso Brasileiro de Proctologia, 09-12 out., Goiânia.
1976 Sífilis Anal: Apresentação de nove Casos, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Proctologia, 16-19 nov., São Paulo.
1976 Polipose Familiar do Cólon, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Proctologia, 16-19 nov., São Paulo.
1976 Complicações do Fechamento de Cem Colostomias, Tema Livre – XXVI Congresso Brasileiro de Proctologia, 16-19 nov., São Paulo.
1976 Lesões Anais, Úlcero-vegetantes. Diagnóstico Diferencial, Trabajo Titulado – Sexto Congreso Argentino e Internacional de Proctologia, 26 sep.- 01 oct., Buenos Aires.
1975 Linfosarcoma do Cólon, Tema Livre – XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, 21-24 out., Curitiba.
1975 Conduta Terapêutica Atual na Doença Hemorroidária, Tema Livre – XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, 21-24 out., Curitiba.
1975 Amputação Abdomino-Perineal de Reto, Filme – XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, 21-24 out., Curitiba.
1975 Técnicas de Hemorroidectomia, Filme – XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, 21-24 out., Curitiba.
1975 Hemorroidectomias, Película Científica – 6° Congreso Latinoamericano de Proctologia, 26-31 out., Buenos Aires.
1975 Ressecção Abdomino-perineal do Reto (operação de Miles), Película Científica – 6° Congreso Latinoamericano de Proctologia, 26-31 out., Buenos Aires.
1975 Linfosarcoma do Cólon, Relato de um Caso, Trabajo Titulado – 6° Congreso Latinoamericano de Proctologia, 26-31 out., Buenos Aires.
1973 Alimentação Parenteral Prolongada em Doença Inflamatória do trato Digestivo, Tema Livre – XXIII Congresso Brasileiro de Proctologia, 02-05 set., Rio de Janeiro.
1972 Acesso Supraclavicular da Veia Subclavia na Alimentação Parenteral Prolongada, Tema Livre – XXIII Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, 23-28 jul., Brasília.


7.4 CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO, ATUALIZAÇÃO OU DE NÍVEL EQUIVALENTE

2009 Curso Colo-Lap ITU, Instituto Lubeck, 10-12 dez., Itu – São Paulo.
2009 Curso de Especialização em Cirurgia Minimamente Invasiva, Módulo: Aperfeiçoamento em Coloproctologia, Pós-Graduação Universidade Positivo, 10-12 set., Curitiba.
2005 Programa de Educação Continuada em Gastroenterologia – PROEGA, 29-30 abr., Curitiba.
2004 Training on Procedure for Prolapse and Hemorrhoids, Transforming patient care through innovation, 30 oct., Cleveland – U.S.A..
2004 25th Annual Turnbull Symposium, InterContinental Hotel & MBNA Conference Center, 28-29 oct, Cleveland, Ohio. –U.S.A.
2004 1st International Congress of Laparoscopic Colorectal Surgery, InterContinental Hotel & MBNA Conference Center, 26-27 oct, Cleveland, Ohio. U.S.A.
2004 II Curso de Atualização em Aparelho Digestivo e Coloproctologia. The Cleveland Clinic. Foundation, 25-26 mar., Florianópolis.
2004 Palestra “Manejo Endoscópico dos Pólipos do Tubo Digestivo”. Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, 13 mar., Curitiba.
2001 Curso de Atualização do Aparelho Digestivo, Disciplinas de Gastroenterologia e Cirurgia Geral, Universidade Federal do Paraná, 21-23 jun., Curitiba.
1998 Fisiologia Ano-Retal, 47° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 23-26 set., Gramado/RS.
1994 Laparoscopic Surgery, 10th World Congresses of Gastroenterology, 03-07 out., Los Angeles, California, EUA.
1991 XVIII Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, XIII Curso de Atualização em Gastroenterologia, 22-24 jul., São Paulo.
1991 Afecções Hepato-Biliares – Atualização, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, 21-23 mar., Curitiba.

1989 Atualização em Câncer Intestinal, 38° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 15-18 out., Rio de Janeiro.
1989 Urgências e Atualização Módulo I – Curso de Reciclagem em Cirurgia Parte Teórica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 10 jul., Curitiba.
1989 Urgências e Atualização Módulo VII – Oncologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 26 nov., Curitiba.
1988 Urgências e Atualização Módulo VI – Urologia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 24 set., Curitiba.
1988 Urgências e Atualização Módulo V – Cirurgia Vascular, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 27 ago., Curitiba.
1988 Urgências e Atualização Módulo IV – Neurocirurgia, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 18 jun., Curitiba.
1988 Urgências e Atualização Módulo III – Cirurgia Plástica – Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 04 jul., Curitiba.
1988 II Curso Continuado de Gastroenterologia, Módulo II – Esôfago, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Universidade Federal do Paraná, 14 mai., Curitiba.
1988 Urgências e Atualização Módulo II – Cirurgia Torácica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 23 abr., Curitiba.
1985 Moléstias Inflamatórias, 35° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 14-17 nov., São Paulo.
1985 Câncer Colorretal, 35° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 14-17 nov., São Paulo.
1985 Recentes Avanços em propedêutica Coloproctológica, 35° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 12-14 nov., São Paulo.
1984 Atualização em Coloproctologia, XXXIV Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 11-14 nov., Rio de Janeiro.
1983 Atualização em Patologia Colo-Retal e Cirurgia em Colo-Retal, 33° Congresso Brasileiro de Colo-Proctologia, 17-18 jun., Campinas/SP.

1983 I Curso de Cirurgia Torácica, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 07-08 mai., Curitiba.
1982 Curso de Intestino Delgado, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 07-08 mai., Curitiba.
1981 Urologia e Ginecologia aplicadas à Proctologia, 31° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 06-09 set., São Paulo.
1981 Quimio-Imuno e Radioterapia no Tratamento do Câncer do Intestino Grosso, 31° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 06-09 set., São Paulo.
1981 Doenças Inflamatórias do Intestino Grosso, 31º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 20-23 out., São Paulo.
1981 Atualização em Cirurgia Geral, Centro de Aperfeiçoamento das Equipes de Saúde do PAM 514-431, MPAS, INAMPS, 20-23 out., Curitiba.
1980 Intensivo de Estomaterapia, XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.-01 out., Rio de Janeiro.
1980 Formação: Cirurgia Ano-Retal, XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.-01 out., Rio de Janeiro.
1980 Atualização, XXX Congresso Brasileiro de Proctologia, 28 set.- 01 out., Rio de Janeiro.
1980 II Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Disciplina de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 12-14 jun., Curitiba.
1979 Colonoscopia, XXIX Congresso Brasileiro de Proctologia, Sociedade Brasileira de Proctologia, 16-19 set., Belo Horizonte.
1979 Bases Cirúrgicas de Câncer do Intestino Grosso, XXIX Congresso Brasileiro de Proctologia, Sociedade Brasileira de Proctologia, 16-19 set., Belo Horizonte.
1979 Tratamento não-cirúrgico de Câncer do Intestino Grosso, XXIX Congresso Brasileiro de Proctologia, Sociedade Brasileira de Proctologia, 16-19 set., Belo Horizonte.
1979 Curso do Instituto Nacional de Previdência Social. Diagnóstico precoce e preventivo do câncer. INAMPS, 16-17 ago., Curitiba.

1979 Endoscopia Digestiva, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.-04 mai., Curitiba.
1979 Doenças do Intestino Delgado, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.-04 mai., Curitiba.
1979 Doenças do Colón, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr-04 mai., Curitiba.
1979 Confluente Biliopancreático-Duodenal, XXVI Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, II Congresso Brasileiro de Endoscopia Digestiva, 29 abr.-04 mai., Curitiba.
1978 Patologia Orificial, 7° Congresso Latino-Americano de Proctologia, 28° Congresso Brasileiro de Proctologia, 07-14 set., Porto Alegre.
1978 Colopatias Inflamatórias, 7° Congresso Latino-Americano de Proctologia, 28° Congresso Brasileiro de Proctologia, 07-14 set., Porto Alegre.
1978 Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo (V), Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 31 ago.-02 set., São Paulo.
1976 Atualização em Câncer Colo-Retal, XXVI Congresso Brasileiro de Proctologia, Guarujá, 16-19 nov., São Paulo.
1976 Proctologia, Sexto Congresso Argentino e Internacional de Proctologia, 26 set.-01 out., Buenos Aires.
1975 Cirurgia Orificial, XXV Congresso Brasileiro de Proctologia, 21-26 out., Curitiba.
1975 Curso de Atualização em Gastroenterologia, Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição, Universidade Federal do Paraná, 16-19 abr., Curitiba.
1973 Técnica Operatória, XXIII Congresso Brasileiro de Proctologia, 02-05 set., Rio de Janeiro.
1973 Radiologia, XXIII Congresso Brasileiro de Proctologia, 02-05 set., Rio de Janeiro.
1973 Anatomia Patológica, XXIII Congresso Brasileiro de Proctologia, 02-05 set., Rio de Janeiro.

8 TÍTULOS, HOMENAGENS E APROVAÇÃO EM CONCURSOS

8.1 HOMENAGENS

2008 Certificado de Reconhecimento e Agradecimento da Classe Médica Paranaense, pela dedicação, respeito e espírito associativo, Associação Médica do Paraná, no Jubileu de Diamante, 02 jul., Curitiba.
2007 Menção honrosa no Dia do Médico, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol da saúde dos paranaenses, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, 26 set., Curitiba.
2007 Moção, pela sua importante contribuição para o avanço da medicina, com relevantes serviços prestados aos seus pacientes, Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, 23 abr., Curitiba.
2004 Título de Vulto Emérito de Curitiba, Concedido pela Câmara de Vereadores da Cidade de Curitiba, 09 jun., Curitiba.
2004 Louvor, na Sessão Histórica Comemorativa aos “112 Anos de Fundação do Clube Curitibano”, Câmara Municipal de Curitiba, 08 jun., Curitiba.
2003 Personalidade de Destaque – Atividades Médica, Livro-Documento “O Milênio da Esperança”, 29 set. Curitiba.
2003 Voto de Congratulações pelos serviços prestados ao desenvolvimento da Medicina em Curitiba, Câmara Municipal de Curitiba, Palácio Rio Branco. 17 out. Curitiba
1996 Associação Médica do Paraná, Departamento de Convênios, por sua dignidade e respeito a si e a seu paciente, 01 ago. Curitiba.
1987 Trabajo desarrolado en Ia Cirurgia Colorretal. Sociedad Mexicana de Cirujanos del Recto y Colon, 14 set. México.
1986 Certificate of Appreciation, Humanitarian Services. The International Association of Lions Club. 30 jul. U.S.A.

8.2 PRÊMIOS

1972 1º Lugar – Harry H. Kerr Essay Competition, The Washington Hospital Center, Washington – D.C. – USA.

1971 2º Lugar – Annual Essay Award. Washington Academy of Surgery, Washington – D.C. – USA.

8.3 APROVAÇÃO EM CONCURSOS

1980 Auxiliar de Ensino na disciplina de Técnica Operatória e Bases da Cirurgia do Departamento de Cirurgia do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná, 22 nov. Curitiba.
1975 Aprovado em 1º Lugar em Coloproctologia no Concurso do Instituto Nacional de Previdência Social. 08 set, Curitiba.
1975 Aprovado em 4º Lugar em Cirurgia Geral no Concurso do Instituto Nacional de Previdência Social. 08 set. Curitiba.
1969 Educational Council for Foreign Medical Graduates. Successfully passed the Examination – Awarded Certificate Nº 119 948 8 – State Medical Boards of the United States – 10 set. U.S.A.
1967 Aprovado em Concurso para preenchimento das vagas Interno do Hospital Nossa Senhora das Graças. 12 jan. Curitiba
1964 Concurso de Habilitação – Habilitado e classificado na Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Paraná, 20 abr. Curitiba.
1964 Concurso de Habilitação- Habilitado e classificado em 11º lugar na Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Católica do Paraná, 28 nov. Curitiba.

8.4 TÍTULOS DE ESPECIALISTA

1997 Especialista em Cirurgia Geral, 18 ago. Conselho Federal de Medicina.
1997 Especialista em Proctologia, (renovação) 04 ago. Conselho Federal de Medicina.
1986 Especialista em Proctologia, 03 fev. Conselho Federal de Medicina.
1981 Especialista em Proctologia, 30 jul. Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
1976 Especialista em Proctologia, 17 nov. Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

9 FILIAÇÃO A SOCIEDADES CIENTÍFICAS E ASSOCIAÇÕES DE CLASSE

1985 Sociedade Paranaense de Gastroenterologia e Nutrição,10 dez., Curitiba.
1985 The American Society of Colon and Rectal Surgeons. 20 mai., U.S.A.
1976 Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 18 ago., Rio de Janeiro.
1974 Sociedade Brasileira de Proctologia. 02 out., Rio de Janeiro
1971 Associação Médica do Paraná, 27 dez., Curitiba.

9.1 CARGOS EXERCIDOS

2010 Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 59º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 05 set., Rio de Janeiro.
2009 Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 58º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 02-06 set., São Paulo.
2009-10 Presidente da Sociedade Paranaense de Coloproctologia, Curitiba -Paraná
2008 Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 57º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 24-27 set., Gramado/RS.
2007 Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 56º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 05-08 set., Curitiba.
2007-13 Membro da Diretoria da ABRAPRECI – Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino- Representante para a região Sul. 01 mai. São Paulo.
2006 Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 55º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 07-10 set., Rio de Janeiro.
2005 Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 54º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 08-11 out., Goiânia/GO.
2004 Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 53º Congresso Brasileiro de Coloproctologia, 22-25 set., Campos do Jordão/SP.
2003-05 Secretário Geral da Sociedade Paranaense de Coloproctologia. Curitiba Paraná.
2003 Membro da Comissão Científica, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 04-07 set. Rio de Janeiro.
2002 Membro de Comissão Científica, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 14-17 set. Rio de Janeiro.
2001 Membro de Comissão Científica, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 04-07 set. Rio de Janeiro.
1999 Membro da Comissão de Ensino e Aperfeiçoamento Médico, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 04-07 set. Rio de Janeiro.
1996 1º Secretário, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 12-15 out. Rio de Janeiro.
1995-96 Secretário Geral da Sociedade Paranaense de Coloproctologia. Curitiba
1995 2º Secretário, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 09-12 jul. Rio de Janeiro.
1992-94 Membro da Comissão de Sindicância, Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Capítulo do Paraná, 12 fev. Curitiba.
1989-92 Mestre do Capítulo do Paraná, Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
1986-89 Vice-Mestre do Capítulo Paraná, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, Curitiba.
1986-87 2º Tesoureiro, Sociedade Brasileira de Coloproctologia, 01 out. Rio de Janeiro.
1980-83 1° Tesoureiro, Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo do Paraná, 27 nov. Curitiba.
1977-79 Suplente de Delegado, Associação Médica Brasileira, Diretoria da Associação Médica do Paraná, 18 set. Curitiba.
1975-77 Delegado efetivo da Associação Médica do Paraná junto a Associação Médica Brasileira, 12 set. Curitiba.
1974-75 Secretário Geral, Associação Médica do Paraná, Curitiba.

10 PRODUÇÃO CIENTÍFICA, LITERÁRIA

10.1 CAPÍTULOS DE LIVRO

2008 Fissura Anal, Capítulo 117. Manual de Clínica Cirúrgica: Cirurgia Geral e Especialidades, Editora Atheneu. p. 1186-1189. Vol. 1.
2004 Fístula Retovaginal, Capítulo 80. Aparelho Digestivo – Clínica e Cirurgia Editora Atheneu. p. 1025-1028. Vol 1 – 3ª Edição.
2004 Fissura Anal, Capítulo 86. Aparelho Digestivo – Clínica e Cirurgia, Editora Atheneu. p. 1095-1099. Vol. 1 – 3ª Edição.
1996 Fissura Anal, Capítulo 88. Aparelho Digestivo – Clínica e Cirurgia. Medsi Editora Médica e Científica. p. 687-689. Vol. 1 – 2ª Edição.
1990 Fissura Anal, Capítulo 78. Aparelho Digestivo – Clínica e Cirurgia. Medsi Editora Médica e Científica. p. 835- 838. Vol. 1 – 2ª Edição.
1995 Síndrome de Fournier: Aspectos Práticos. Atualização em Coloproctologia 1995. In: 14° Congresso Latinoamericano de Coloproctologia e 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, São Paulo, p. 315-316.
1995 Deiscência de Anastomose. Atualização em Coloproctologia 1995. In: 14° Congresso Latinoamericano de Coloproctologia e 44° Congresso Brasileiro de Coloproctologia, São Paulo, p. 323-326.

10.2 TRABALHOS EM COLABORAÇÃO PUBLICADOS

2009 Colectomia Laparoscópica: revisão retrospectiva de 120 casos. Rev. Col. Bras. Cir. 2009; 36(2): 144-147.
2007 Oclusão Intestinal por Compressas Cirúrgicas Intraluminais – experiência de cinco casos. Rev. Col. Bras. Cir., 2007: 34(4) 281-282.

2006 Videolaparoscopia na Doença Diverticular. Boletim CBC, Edição Especial, XXVI Congresso Brasileiro de Cirurgia, p. 8-13.
2004 Gastrointestinal Stromal Tumor: report of two unusual cases. Virchows Arch, 2004;444: 594-596.
2001 Tribuna Livre: Como eu Faço. Preparo do Colon para Cirurgia Eletiva. Rev. brás. Coloproctol., 2001;21(4):271-273.
2000 Complicações do Tratamento Laparoscópico da Doença do Refluxo Gastroesofágico. Experiência com 600 casos. Revista Médica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Centro de Estudos Hospital Nossa Senhora das Graças, v. 1, n. 1, mai./out., p. 7. Curitiba,
2000 Avaliação Tardia do Reto Remanescente após Anastomose Ileo-Retal para Tratamento da Polipose Adenomatosa Familiar. Revista Médica do Hospital Nossa Senhora das Graças, v. 1. n. 1, mai./out., p. 57-60. Curitiba
1999 Complicações do Tratamento Laparoscópico da Doença de Refluxo Gastroesofágico. Experiência em 600 casos. Rev. Col. Bras. Cir., 1999;26(4): 237-241.
1999 Avaliação Tardia do Reto Remanescente após Anastomose Ileo-Retal para Tratamento da Polipose Adenomatosa Familiar. Rev. brás. Coloproctol., 1999;19(4): 259-261.
1997 Tribuna Livre: Como eu Faço. Retocele. Rev. brás. Coloproctol., 1997; 17(4):277-279.
1996 Colecistectomia Videolaparoscópica – Experiência com 1000 casos. Rev. Méd. Paraná, 1996;53(1-2):1-7.
1990 Complicações do Divertículo de Meckel no Adulto. Rev. Bras. Cir.1990; 80(4):223-224.
1989 Ruptura Esplênica: uma complicação rara da colonoscopia. Rev. brás. Coloproct., 1989;9(4)151-152.
1988 Tratamento dos Adenomas Vilosos e Túbulo-Vilosos Colorretais – Estudo Retrospectivo. Rev. brás. Coloproct. 1988;8(4):139-141.
1985 Sessão de Consultoria sobre Tratamento com 5-ASA em Retocolite Ulcerativa Inespecífica. Senecta. Rev. Médica, Informação e Atualização em Medicina, ano 8, v. 8, n. 1, Rio de Janeiro, p. 32-36.

1982 Sífilis Anal: Casos e Comentários. In: An. Paul. Méd. Cir., 1982;109(2): 55. São Paulo
1981 Monografia – Polipose Familiar do Cólon, como tese obrigatória ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões para alcançar a categoria de Membro Titular, jul.
1980 Introdução Endoscópica de Próteses no Tratamento Paliativo de Câncer de Esôfago. Meios e Métodos. Jornal de Tecnologia e Ciência, ago. 1980.
1980 Linfossarcoma do Cólon – Relato de um Caso. Rev. Méd. Paraná, 1980; 40(2)62-64. Curitiba
1975 Vagotomia superseletiva no Tratamento Cirúrgico da Úlcera Péptica Duodenal Crônica. Rev. Méd. Paraná, 1975;35(2):67-70. Curitiba.
1975 Lipoma Gigante Retroperitoneal. Apresentação de um caso e considerações sobre o diagnóstico. Rev. Méd. Paraná, 1975;35(2) :
80-84. Curitiba.
1972 Percutaneous Supraclavicular Superior Vena Caval Cannulation. Surg. Gynecol. & Obst., 1972;134:839-841.

Comentarios 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *